Notícias
Terceira edição do CNEC Talks debate sobre TRI
Agendada para o dia 16 de dezembro (quarta-feira), a terceira edição do CNEC Talks abordará o tema “Avaliações e TRI: que forma de medir é essa?”. O encontro on-line será transmitido no canal do Youtube da CNEC, a partir das 20h.
A Teoria de Resposta ao Item, mais conhecida como TRI, é uma teoria do traço latente aplicada primariamente a exames de habilidades ou desempenho, como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Teoria do Traço Latente se refere a uma fórmula matemática que expressa uma relação existente entre variáveis observadas e variáveis hipotéticas estimando, assim, a habilidade ou desempenho do sujeito. A Teoria funciona como um modo de legitimar o resultado do exame, considerando o nível de dificuldade, a discriminação de cada item e o acerto ao acaso.
Durante o evento serão abordados assuntos como: o impacto da TRI no resultado do aluno, a importância da TRI no processo de avaliação do aluno, vantagens da utilização da TRI, como trabalhar com o método e por que professores e alunos precisam compreender esse conceito.
Nosso convidado para falar sobre o tema é o doutor em Educação Júlio Henrique da Cunha Neto. Júlio é ex-aluno do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira e já atuou como produtor de conteúdo no Sistema de Ensino CNEC, foi professor da Educação Básica, do Ensino Superior e também coordenador pedagógico.
Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia, Júlio possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Doutorado em Educação pela Universidade de Uberaba, e, atualmente, atua como Especialista em Avaliação e Analista Educacional em Brasília (DF).
Para participar do encontro no dia 16 de dezembro, às 20h, basta acessar: https://www.youtube.com/user/cneconline