30/06/2023

Prezada comunidade cenecista de Itajaí,

Gostaríamos de dirigir esta carta em resposta aos comentários recentes surgidos em uma rede social sobre um infeliz evento divulgado em meados de 2017. A CNEC, Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, em nome do Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal, desejamos nos retratar sinceramente por esse inconveniente, que recentemente foi novamente trazido à tona.

À época, fizemos publicamente um pedido de desculpas e gostaríamos de reiterar parte do que foi dito:

"Viemos por meio desta expressar nossas mais sinceras desculpas, reconhecendo a inadequação de uma frase descontextualizada. Houve um grave equívoco no bilhete enviado às famílias dos alunos do 4º ano, que, separado do contexto em que estava inserido, tornou-se inaceitável.

Esclarecemos que a atividade proposta tinha como base a canção 'Alagados', do conjunto Paralamas do Sucesso, que menciona a Favela da Maré, uma das maiores do Rio de Janeiro, onde vivem cerca de 130 mil pessoas em comunidades localizadas entre a Avenida Brasil e a Linha Vermelha, importantes vias de acesso à cidade.

Nosso objetivo não era criar barreiras, mas sim trabalhar e destacar os movimentos de cidadania e inclusão presentes nessas comunidades. Repudiamos qualquer forma de racismo, xenofobia, homofobia ou intolerância de classes. Ao longo dos nossos 55 anos de história, temos pautado nosso trabalho nos valores de inclusão e rejeitado qualquer forma de exclusão."

É fundamental reforçar que o compromisso com a educação sempre foi o principal propósito cenecista. Ademais, reconhecemos que todos estamos sujeitos a cometer erros, mas é nossa convicção agir com sabedoria ao reconhecer nossas falhas e buscar constantemente aprimorar o conhecimento e o aprendizado transmitido aos milhares de alunos que passam por nossas instituições.

Por isso, agradecemos a todos os pais, alunos e membros da comunidade que confiam em nosso trabalho e apoiam nossos esforços em oferecer uma educação de qualidade, preparando nossos alunos e alunas para enfrentar os desafios do futuro e promovendo um aprendizado de excelência, que forme cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com a sociedade.

Atenciosamente,

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC