23/09/2021

Aulas de física com hologramas

Inovando nas práticas do conhecimento, o Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal oferece aulas interativas.

Aprimorando os métodos de aprendizagem e já dando início às diretrizes do Novo Ensino Médio da CNEC, os alunos do 9º ano do Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal tiveram uma aula experimental prática em que puderam entender as relações da física com as outras ciências. A professora de Física Tânia Cipriani propôs aulas com materiais, como a folha de acetato, trabalhando o método científico por meio da observação e da experimentação.

Tânia explicou o trabalho: “Durante a aula, ressaltamos que a luz é um fenômeno natural que se propaga como ondas eletromagnéticas e nos permite a percepção das ‘coisas’. Na sequência, os estudantes puderam conhecer a holografia, um processo no qual há gravação e projeção da imagem em três dimensões.”

Os hologramas são fragmentos de objetos que, quando iluminados de forma conveniente, permitem a observação dos objetos que lhe deram origem, além da fase de radiação luminosa proveniente do objeto. A geração de um holograma pode ser explicada considerando que os raios de luz são modelados como uma onda. Através da difração (desvio ou inflexão aparente dos raios luminosos quando tocam um corpo opaco) entre um grupo de ondas de luz, é possível gerar uma interação entre elas, causando uma interferência. Se essa interferência seguir um padrão no espaço (padrão nas interações entre as ondas), acabará formando pontos/imagens no espaço, formando um holograma.”

Possibilitando ainda mais interação entre os nossos alunos e prezando pelo ensino com técnicas que visam ao protagonismo estudantil, atividades como essa trazem diversão e conhecimento, como ressalta a professora: “Produzimos um projetor de hologramas com folha de acetato. Poderíamos fazê-lo também cortando a capa de um cd (optei pela folha de acetato, pois é mais fácil de cortar). Após a montagem, dispomos o aparelho sobre um celular que estava reproduzindo um vídeo especial para obtenção de hologramas. E o resultado? Algumas explicações não cabiam no momento... Deixamos mais para o ensino médio. Esse foi só o começo, ano que vem tem mais!”

E assim, o Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal trabalha incansavelmente em busca dos melhores resultados e utilizando metodologias ativas na educação dos nossos alunos.

Assista aqui um pouco da nossa experiência!