22/09/2022

Segunda etapa do Exame Nacional das Escolas CNEC - 2022

O ENEC 2 será aplicado a partir do dia 26 de setembro e deverá ser feito por todos os alunos da rede do 9º ano do Ensino Fundamental II até a 3ª série do Ensino Médio das escolas CNEC.

Com o intuito de dar continuidade ao processo de avaliação institucional da Educação Básica da CNEC, no dia 26 de setembro começam as avaliações do Segundo Exame Nacional das Escolas CNEC - ENEC 2. Assim como o ENEC 1, esta segunda fase do exame desempenha um papel formativo, auxiliando na construção de soluções educacionais para a melhoria do ensino de nossa rede.

O exame deverá ser feito pelos alunos da rede CNEC de todo o país, do 9º ano do Ensino Fundamental II até a 3ª série do Ensino Médio, e será aplicado pela plataforma CNEC Digital.

A prova avaliará os conhecimentos adquiridos pelos alunos nas áreas de Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Assim, todos os alunos regularmente matriculados no ano e nas séries avaliadas deverão realizá-la, visto que ela irá compor o resultado do 3º trimestre.

A prova para a 3ª série do Ensino Médio seguirá o modelo da avaliação ENEM e terá dois dias de aplicação: no 1º dia, os alunos resolverão questões de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Redação e, no 2º dia, questões de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O ENEC 2 será disponibilizado na plataforma CNEC Digital nas datas estabelecidas no cronograma, e o exame de cada ano/ série será composto por questões objetivas e uma proposta de redação, que também deverá ser realizada por meio da plataforma em formato on-line.

A redação contemplará a produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre determinado tema de relevância social e deve conter proposta de intervenção.

Os resultados do ENEC 2 estarão disponíveis na CNEC Digital a partir do dia 21 de outubro.

Confira abaixo as datas e as orientações para a aplicação do ENEC 2: