14/12/2021

Resultado do Concurso de Redação

Durante o ano de 2021, os alunos da rede participaram de várias comemorações em homenagem ao centenário do fundador da CNEC, professor Felipe Tiago Gomes. Entre elas, o concurso de redação organizado para os alunos do 5º ano à 3ª série da rede.

O concurso de redação em comemoração ao centenário do fundador da CNEC Felipe Tiago Gomes chegou ao fim. O evento foi direcionado aos alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, movimentando as escolas da rede.

Foram 247 participantes nessa última etapa do concurso, em que os alunos inspirados na história do professor Felipe Tiago Gomes tiveram como tema norteador para os textos: Caminhos para a consolidação de um sonho.

Os participantes foram organizados em níveis seguindo o grau de escolaridade e cada nível trabalhou um gênero textual. Os estudantes do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental escreveram poemas, já os do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental produziram crônicas, enquanto os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1º e 2º série do Ensino Médio escreveram um artigo de opinião. Os estudantes da 3º série do Ensino Médio fizeram uma dissertação argumentativa.

Os trabalhos selecionados por cada unidade durante os períodos estipulados foram postados no Aplicativo de Redação da CNEC Digital e, nessa última etapa, os trabalhos produzidos foram avaliados pela comissão organizadora do concurso. Alguns dos critérios avaliados foram: atendimento ao tema, ao gênero, ao número de linhas, à norma culta, à coesão e à coerência. Os avaliadores também consideraram a autoria e a expressividade dos textos, com base no uso produtivo do repertório sociocultural.

O objetivo principal do concurso foi desenvolver o pensamento, a pesquisa, a criatividade, a originalidade, o raciocínio e a expressão linguística dos alunos, além de promover a divulgação da prática de produção de gêneros textuais diversos.

Os três primeiros colocados de cada nível receberão certificado de premiação e uma medalha comemorativa do evento. Os responsáveis pelas produções textuais que ficarem do 4º ao 10º lugar e todos os classificados para a segunda etapa receberão o certificado de participação. Confira o resultado do concurso em: https://redacao.cnec.br