Notícias

29/04/2022

CNEC promove formação para professores do Ensino Bilíngue

As Formações acontecem desde o início do ano letivo, reuniram profissionais da FTD e professores do ensino bilíngue da rede CNEC, a fim de aprimorar os processos metodológicos utilizados.


Para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem bilíngue de nossas unidades escolares, a Coordenação de Educação Básica da CNEC, a CEDUC-EB, realizou, juntamente com a FTD, capacitações para professores no formato intitulado Rota de Aprendizagem Formação Evolution 2022 Newcomers.

A proposta teve início no dia 10/02/2022, com o Primeiro Encontro Bilíngue On-line. Juliana Mafra, consultora FTD, capacitou os professores para atuarem de forma dinâmica, divertida, descontraída, utilizando metodologias ativas direcionadas à aprendizagem significativa, ensinando por meio de brincadeiras e canções, por exemplo. Em seguida, as capacitações ficaram por conta dos próprios professores, de maneira autônoma, por meio do portal da Iônica, ambiente digital da FTD Educação. Por fim, em um terceiro momento houve a capacitação com certificação no formato Rota de Aprendizagem Formação Evolution 2022 Newcomers.

A rota de aprendizagem para a Formação Evolution 2022 foi desenvolvida para auxiliar os professores no decorrer de cada aula do curso, composto por módulos com aulas assíncronas, em videoaulas, e síncronas, por meio de fóruns de discussão. Após assistir a cada videoaula, cada professor pôde se aprofundar ainda mais no assunto, acessando os conteúdos extras sugeridos e concluindo tarefas autocorrigíveis para a consolidação do conteúdo da formação.

"O curso de formação é mandatório e tem como objetivo esclarecer sobre as metodologias utilizadas no programa e suas melhores práticas. Ele irá aprimorar suas habilidades não só em relação ao programa Evolution, mas também como professor de Inglês. Oferecemos, no final da formação, um fórum para tirar dúvidas e esclarecer as questões abordadas, além do certificado de conclusão do curso. Todo o conteúdo foi elaborado para muni-lo com teoria e prática essenciais para o preparo de suas aulas", ressaltou a consultora da FTD, Juliana Mafra.

A formação teve o total de 20 horas, as quais foram realizadas conforme o calendário disponibilizado por meio da Rota individual na Aula Inaugural realizada na plataforma Iônica.

A equipe da CEDUC-EB enviou um formulário aos diretores das unidades para o preenchimento com os dados dos professores atuantes no ensino bilíngue, validando suas participações. Assim, para esta primeira etapa do processo de formação docente, a certificação dos professores participantes já está em andamento. E, para aqueles que não puderam estar presentes nessa primeira fase de formação, em breve acontecerá outra capacitação no mesmo formato, também com certificação. Por isso, professores e diretores que ainda queiram participar, fiquem atentos aos comunicados da Coordenação de Comunicação da Educação Básica para fazerem parte dos próximos encontros.

Dessa forma, a CNEC, juntamente à equipe da FTD, uma das mais completas editoras de livros didáticos do Brasil, garante uma educação de excelência a fim de contribuir ativamente para o desenvolvimento intelectual das crianças e a formação dos profissionais do ensino bilíngue da rede.



Veja Também