28/07/2021

CNEC Cidadania 2021

A proposta terá culminância dos trabalhos realizados na semana do estudante, de 09 a 14 de agosto, mas já está sendo desenvolvida desde o início do ano nas escolas da rede.

Inspirado nos ideais do fundador da CNEC, Felipe Tiago Gomes, evidenciando o comprometimento com as causas sociais e comunitárias, o projeto CNEC Cidadania já faz parte da nossa Proposta Pedagógica desde 2015 e, neste ano, as escolas da rede estão trabalhando nos temas: Educação Socioemocional e Educação financeira.

A culminância dos trabalhos deverá ocorrer entre os dias 9 a 14 de agosto, semana em que se comemora o dia do estudante. Dessa forma, os Colégios da rede CNEC poderão organizar um evento aberto à comunidade para apresentar os resultados, parciais ou finais, dos trabalhos desenvolvidos, seguindo os protocolos de biossegurança estabelecidos em cada município.

A fim de trabalhar as habilidades de Educação Socioemocional e Educação Financeira para cada ano e série escolar, a CNEC disponibilizou, por meio do portal Ceduc-eb, os direcionamentos específicos.

Já que a Base Nacional Curricular Comum prevê o Ensino Socioemocional como um norteador para o aprendizado prático de crianças, adolescentes e jovens em relação às habilidades e atitudes do cotidiano no convívio em sociedade, o desenvolvimento de competências socioemocionais garante a formação integral do aluno, preparando-o para enfrentar desafios e superar limites. As principais competências que permeiam o aprendizado socioemocional, de acordo com a BNCC, são autoconsciência, autogerenciamento, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.

Dessa forma, trabalhar a Educação Socioemocional nas escolas reforça a ideia de que o estudante deve aprender além dos conteúdos. A educação assume um papel de formar o indivíduo para que ele tenha sucesso em todos os campos de sua vida.

A Educação Financeira, por sua vez, tem como papel principal orientar e conscientizar o estudante em relação à utilização do dinheiro, ao consumo excessivo e, muitas vezes, desnecessário. A importância de ter ações como cortar gastos e investir, por exemplo, é um processo que faz a diferença na mudança e na situação financeira do indivíduo.

Abordar a educação financeira tem como principais objetivos: ajudar no desenvolvimento do comportamento pessoal e familiar em relação às finanças; conscientizar sobre a importância do planejamento para que haja a relação equilibrada entre dinheiro e tomada de decisões; melhorar a compreensão dos conceitos e produtos financeiros levando em conta as oportunidades e os riscos para que se façam escolhas conscientes pensando no futuro e obtendo um projeto de vida, entre outros pontos que podem mudar as perspectivas de pensamento e futuro das crianças, dos jovens e, consequentemente, das comunidades cenecistas envolvidas.

A proposta do CNEC CIDADANIA 2021 conta com a participação de todos os docentes, colaboradores, familiares e estudantes regularmente matriculados nas escolas da rede. A participação deverá representar projetos desenvolvidos pelas escolas junto à comunidade e que tenha movimentado pessoas ou locais, buscando soluções criativas e trazendo reflexões que possam gerar o desenvolvimento e mudanças futuras.

Para compartilharmos as experiências – resultados dos projetos do CNEC Cidadania 2021, orientamos o registro deles no formulário disponível em https://cnec.lk/0kht até o encerramento da proposta deste ano no dia 27/08/2021.