Notícias

06/05/2024

Rede CNEC se une em apoio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Fortalecendo nossos laços humanitários e de solidariedade, nossas unidades de todo o Brasil estão mobilizadas em prol das comunidades afetadas pelas enchentes no RS


A CNEC expressa sua profunda preocupação e solidariedade aos 334 municípios do Rio Grande do Sul que estão enfrentando sérias consequências devido às recentes chuvas intensas, que resultaram em enchentes devastadoras em várias regiões sulistas, deixando muitas famílias desalojadas e em situações de vulnerabilidade.

Este momento delicado exige uma união de esforços, voltada para apoiar as vítimas, seus familiares e todos os moradores das áreas afetadas.

Nesse sentido, a CNEC destaca seu compromisso em oferecer ajuda e suporte às 16 cidades cenecistas que estão lidando com os impactos dessas intempéries, entre elas:

Arroio dos Ratos
Bento Gonçalves
Caxias do Sul
Encantado
Estância Velha
Farroupilha
Gramado
Gravataí
Lajeado
Nonoai
Nova Petrópolis
Novo Hamburgo
Osório
Santo ngelo
São Jerônimo
Teutônia


Nossas unidades cenecistas em todo o Brasil estão mobilizadas para contribuir com doações essenciais, incluindo roupas, colchões, cobertores, agasalhos, água mineral, ração para animais, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza (sabonetes, escova e pasta de dente, papel higiênico, shampoo e toalhas de banho) e alimentos não perecíveis, recursos básicos fundamentais para atender às necessidades imediatas das famílias afetadas e garantir condições mínimas de sobrevivência e dignidade em meio às adversidades.

Por meio de nossas mais de 70 instituições de ensino, a CNEC fortalece os laços de solidariedade entre as diferentes regiões do país, mostrando que, independentemente de nossas distâncias, somos uma grande família, na qual a união prevalece em todos as situações!

Ajudar neste momento não é uma responsabilidade coletiva que reforça os laços de empatia e compaixão em nossa Rede.

Para realizar a sua doação, recomendamos entrar em contato com os órgãos municipais de sua cidade para identificar os pontos de coleta, bem como com o Corpo de Bombeiros, as agências dos Correios e as bases aéreas mais próximas de sua região. Esses pontos de coleta estão estruturados para receber e distribuir os itens doados de forma eficiente e direcioná-los às instituições de acolhimento e famílias necessitadas.

A solidariedade é o alicerce dos ideais cenecistas, que nos une e nos impulsiona. Neste momento desafiador, é crucial enfatizar a importância da colaboração mútua para enfrentarmos juntos as consequências das chuvas intensas e das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul.

Cada doação, por menor que pareça, representa um gesto de apoio e um sinal de esperança para as mais de 107 mil pessoas que estão enfrentando perdas materiais, emocionais e familiares. A solidariedade não se limita a oferecer recursos materiais, mas também a demonstrar que estamos juntos nessa jornada de superação e reconstrução. Juntos, podemos superar os desafios e oferecer um novo horizonte de esperança para aqueles que mais precisam.

Confira abaixo alguns dos principais pontos de coleta para doação e envio ao Rio Grande do Sul:


Nordeste - Fortaleza:

Local de entrega das doações: Rua José Pereira 2, 635, Paupina, Fortaleza (FP Transportes e Logística)
Data limite para envio das doações: Terça-feira (7 de maio)
Contato para solicitar veículo para receber as doações: (85) 98402-3736

Sudeste - São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais:


As agências dos Correios de São Paulo, Paraná e 39 unidades do Rio Grande do Sul receberão a partir de segunda-feira (6) as doações para as vítimas das chuvas. O transporte será gratuito, sem custo aos doadores. Para mais informações sobre o funcionamento, basta entrar em contato por meio do número 0800 725 0100, de segunda a sexta, das 8h às 20h e, aos sábados, das 8h às 14h.

O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil abriram neste domingo (5) um ponto de arrecadação na avenida Marechal Tito Guedes, 301, no Jaguaré, com funcionamento das 8h às 17h.

A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu as bases aéreas do Rio de Janeiro, de Brasília e de São Paulo para receber as doações das vítimas no Rio Grande do Sul. As doações serão levadas em aviões de grande porte rumo à base aérea de Canoas (RS). As doações podem ser feitas entre 8h e 18h nos endereços:
Base Aérea do Galeão, que fica na Estrada do Galeão S/N, no Rio de Janeiro (RJ).
Base Aérea de São Paulo, no Portão G1 – Av. Monteiro Lobato, 6365, em Guarulhos (SP) ou Portão G3 (Acesso pelo Aeroporto).
Belo Horizonte: Sede do Servas, na Av. Cristóvão Colombo, 683 – Funcionários, BH (31) 3349-2400 — de segunda a sexta-feira, com funcionamento entre 8h e 18h.



Centro-oeste - Distrito Federal:

Base Aérea de Brasília, na Aérea Militar do Aeroporto Internacional de Brasília.

Em Brasília-DF, entre esta segunda (6/5) e sexta-feira (10/5), as doações podem ser entregues na sede da OAB-DF (Bloco B – SEPN 516, lote 7, Asa Norte), no Clube da Advocacia (Setor de Clubes Esportivos Sul) ou em qualquer uma das 14 subseções da OAB-DF.

Sul - Paraná e Santa Catarina:

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná iniciou a campanha SOS RS para arrecadar alimentos e produtos de limpeza para as regiões atingidas. Todos os quartéis receberão alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza. Para saber os locais, basta acessar o site do bombeiros do Paraná.

Em Santa Catarina, a Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria Municipal do Continente, que fica na rua João Evangelista da Costa, 781, em Capoeiras, e a Fundação Somar, sediada na Rua Padre Lourenço R. de Andrade, 180 – Santo Antônio de Lisboa, pedem a ajuda da população com doações de mantimentos e produtos de limpeza para ajudar os gaúchos. Basta se dirigir aos endereços e levar a ajuda.
As 26 unidades operacionais e sete delegacias da Polícia Rodoviária Federal no Estado de Santa Catarina também estão coletando doações, que serão enviadas à Defesa Civil gaúcha.

Pontos de entrega e coleta no Rio Grande do Sul

O governo do Rio Grande do Sul ativou uma chave Pix para doações em dinheiro para ajudar as vítimas das enchentes no estado. Para isso, envie o Pix para a conta SOS Rio Grande do Sul — CNPJ: 92.958.800/0001-38 - Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul ou Banco do Estado do Rio Grande do Sul (as duas opções podem aparecer).


A Defesa Civil de Porto Alegre estabeleceu locais para receber doações, como colchões, roupas, calçados, produtos de higiene e limpeza, água e copos descartáveis. Para animais de estimação, a autoridade está recebendo casinhas, cama, coleira, guia, gradil e ração. Para saber como fazer o envio ou se informar sobe os locais de coleta, acesse o site da prefeitura através do link https://prefeitura.poa.br/defesa-civil/noticias/saiba-onde-fazer-doacoes-para-vitimas-das-chuvas.


As doações também podem ser entregues no Centro Logísitico da Defesa Civil, na Avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho.
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul abriu inscrições para um banco de voluntários que possam atuar nas cidades afetadas pela chuva. Para isso, basta o interessado indicar a área de interesse e a carga horária disponível no site aberto pelo governo gaúcho. Os convocados poderão ajudar em hospitais, unidades de pronto atendimento e outros serviços de saúde. A inscrição não garante convocação automática e não gera vínculo empregatício com o Estado. Os interessados devem acessar o formulário disponível no site da secretaria no endereço https://saude.rs.gov.br/cadastro-de-profissionais/.


Para doar sangue, a Secretaria da Saúde gaúcha pede que o interessado se dirija ao hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, na avenida Bento Gonçalves, 3722, no Partenon, em Porto Alegre, para ajudar no abastecimento do estoque de sangue para ajudar as vítimas mais graves das chuvas. Há urgência para todos os tipos de sangue, e os doadores devem seguir as orientações de segurança em alagamentos e inundações.
A prefeitura de Santa Cruz do Sul abriu cadastro de voluntários para atuar no atendimento às vítimas da enchente no site da prefeitura, em https://www.santacruz.rs.gov.br/.


A cidade de Taquara pede que os itens doados sejam enviados à Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, na Rua Guilherme Lahm, 947, ou também via Pix, pela chave com número de telefone 51996654645, em nome de Rotary Club de Taquara, que fará a gestão dos recursos para ajudar as vítimas.
O Aeroporto de Porto Alegre suspendeu suas atividades por tempo indeterminado após chuvas