25/04/2022

Rede CNEC inaugura Laboratório Virtual de Aprendizagem (V-LAB)

A proposta, que abrange os itinerários formativos do Novo Ensino Médio, é uma tecnologia de interface entre um usuário e um sistema operacional por meio de recursos gráficos e do óculos de realidade virtual.

A CNEC mais uma vez inova, desta vez com um ambiente tecnológico que eleva o nível de ensino. Potencializando projetos e pesquisas educacionais, o Laboratório Virtual de Aprendizagem da CNEC, o V-Lab, foi inaugurado em fevereiro em uma das nossas unidades, e, em breve, outras unidades também estarão conectadas a essa proposta.

No novo ambiente, chamado de Sala do Futuro, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio puderam experimentar um pouco da prática do ambiente, auxiliados pela equipe da Educação Básica e de Tecnologia do Sistema de Ensino CNEC e pelos professores da rede que estavam na inauguração.

O Laboratório Virtual de Aprendizagem da CNEC proporciona um espaço único, que integra laboratórios de Química, Biologia e Física, com metodologia inovadora, e concebida para inspirar o aluno a encontrar seus próprios caminhos na construção de conhecimento.

Possibilita ao aluno o acesso a uma realidade virtual e imersiva, pela qual ele pode interagir com o ambiente simulado e adquirir novas práticas laboratoriais, levando-o para um ambiente criado por computação gráfica, com inclusão de realidade aumentada que, por sua vez, inclui projeções de conteúdos e informações complementares do mundo real. Juntas, as duas tecnologias formam uma inovadora interface entre usuário e sistema operacional por meio de recursos gráficos 3D e do óculos de realidade virtual, cujo objetivo é criar a sensação de presença em um ambiente virtual diferente do real. Assim, a interação é realizada em tempo real com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudam na ampliação do sentimento e da sensibilidade do usuário no ambiente virtual.

A equipe de Educação Básica e de Tecnologia do Sistema de de Ensino CNEC busca aprimorar a proposta, por meio de pesquisas sobre uma nova funcionalidade para que, em um futuro próximo, a solução também possa fazer parte do metaverso, em que os alunos poderão interagir com o professor em um ambiente virtual, possibilitando a imersão simultânea no ambiente e nas aulas a alunos e professores de todas as unidades.

“Utilizamos uma tecnologia intuitiva e inovadora, que utiliza a realidade virtual (VR) para reestruturar o processo educacional e oferecer uma experiência única aos nossos alunos. O Metaverso irá promover a interação de forma colaborativa no Ambiente Virtual, por exemplo, um professor de determinada Instituição, realizará as práticas de laboratório utilizando o Óculos VR, e os alunos em outras Instituições poderão acompanhar as aulas, interagindo por voz com o professor, por meio do próprio celular via APP android ou iOS.” ressalta o Diretor de Tecnologia do Sistema de Ensino CNEC, Rafael Salum.

O V-Lab foi organizado com equipamentos de última geração, ideias e propostas inovadoras visando ao ensino empreendedor e à aprendizagem significativa. E, com mais essa moderna ferramenta, poderemos integrar ainda mais a tecnologia a uma educação completa e interativa, com foco sempre no protagonismo do aluno.