Notícias

23/03/2021

Ferramenta de correção digital de redações desenvolvida pelo Sistema de Ensino CNEC apresenta resultados positivos

Ferramenta de correção digital de redações desenvolvida pelo Sistema de Ensino CNEC apresenta resultados positivos

A ferramenta de correção digital de redações do Sistema de Ensino CNEC foi lançada em setembro do ano passado e desde então traz bons resultados.


Até o momento, o banco de dados do Sistema de Ensino já registrou a criação de 166 posts com atividades de redação. Por meio deles, foram enviadas e corrigidas 1.777 redações de 27 instituições cenecistas.


O recurso lançado no ano passado permite que os professores corrijam os materiais enviados pelos alunos utilizando as cinco competências que são exigidas e avaliadas nas produções textuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


O grande diferencial dessa nova ferramenta é que, além de avaliar a escrita e distribuir os pontos correspondentes a cada competência exigida pelo Enem, o corretor também pode realizar anotações na redação. Assim, o professor consegue registrar comentários ao longo do texto, e os estudantes podem acessá-los com apenas um clique. Outro destaque da ferramenta é a possibilidade de anexar links de materiais didáticos complementares que auxiliam o aluno a aperfeiçoar competências necessárias.


“No ensino regular, ocorre apenas uma aula de redação por semana, portanto o professor não consegue acompanhar as produções dos alunos, pois, na sala de aula, é preciso trabalhar os gêneros textuais, a estrutura do texto, as grades de correção, etc. Logo, sobra pouquíssimo tempo para a produção textual em si. Sendo assim, surgiu a necessidade de ampliar a aula de redação regular para o contraturno a fim de que os alunos pudessem ter mais tempo para produzir os temas propostos em sala de aula”, ressalta a professora de redação do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, Taís de Paiva.


Inclusive, o Colégio Cenecista Doutor José Ferreira, localizado em Uberaba (MG), irá realizar uma oficina de redação utilizando essa nova ferramenta de correção. 


A professora Taís Paiva acredita que a plataforma desenvolvida pelo Sistema de Ensino CNEC é mais efetiva do que a plataforma do Enem, pois, além de disponibilizar as notas por competência, ela permite que o aluno acesse também os comentários do corretor com explicações acerca dos desvios cometidos. “Com a ferramenta de correção, é possível acompanhar o desenvolvimento dos textos dos alunos por competência, assim, o aluno e os professores conseguirão verificar a evolução do texto e, consequentemente, terão um feedback mais apurado da produção”, conclui a docente.