06/03/2023

Ex-aluna CNEC é embaixadora do 54º Lunar and Planetary Science Congress (LPSC)

O LPSC é um importante congresso internacional organizado pela NASA e pelo Lunar and Planetary Institute, evento que será realizado no Texas e é considerado um dos mais importantes na área da ciência planetária.

A trajetória da ex-aluna cenecista Isadora Stefanhak Costa Arantes é um exemplo do preparo educacional e do incentivo à ciência. Formada pelo Colégio Cenecista Santa Bárbara, a jovem estudante de Astrofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e de Biologia da UniFatecie foi selecionada para ser embaixadora do 54º Lunar and Planetary Science Congress (LPSC), um importante congresso internacional realizado na região de The Woodland, estado do Texas, nos Estados Unidos.

Organizado pela NASA e pelo Lunar and Planetary Institute, o evento é considerado um dos mais importantes na área da ciência planetária. Com a proposta, Isadora terá a oportunidade de divulgar em primeira mão, em suas redes sociais, as novidades da área que forem apresentadas no evento por meio de uma mesa de briefing no programa Artemis, que vai levar a humanidade de volta à lua, e ainda, na próxima edição do evento, a possibilidade de apresentar a sua proposta educacional ligada à astrofísica e à astrobiologia. Além disso, a jovem estudante terá um espaço próprio no site do congresso, o que lhe dará grande visibilidade e oportunidade para que mais brasileiros possam acompanhar o evento de forma on-line.

“Incentivar a ciência é algo que eu sempre tento fazer, com a divulgação científica na internet, as visitas nas escolas para falar de astronomia, o livro infantil didático, e, com esse evento, não é diferente. A astrobiologia é uma ciência fantástica porque trata da vida no universo, então falar de astrobiologia também é falar de ecologia e sustentabilidade, de astronomia, de física, de química, geologia, de exploração aeroespacial e muito mais!”, ressalta a estudante que sonha em ser a primeira mulher astronauta brasileira.

A participação de Isadora como embaixadora do LPSC é um reconhecimento de sua dedicação e habilidade no campo da ciência. Seu exemplo mostra como o preparo educacional e o incentivo à ciência podem levar a grandes oportunidades e conquistas, como a participação em um evento internacional de grande relevância e um grande futuro profissional.

Aos 17 anos, Isadora foi contemplada com uma bolsa parcial para o Advanced Space Academy, curso de treino de astronautas na primeira base da NASA, realizado em Huntsville, no Alabama, efetuando o treinamento em novembro de 2022.

O congresso acontecerá entre os dias 13 e 17 de março e contará com a presença de cientistas de todo o mundo. A recepção dos embaixadores será no dia 12 de março, e a expectativa é que Isadora possa avançar cada vez mais com sua proposta educacional, obtendo grande sucesso e contribuindo para o avanço da ciência planetária e astrobiologia.

Isadora é um exemplo inspirador de como o estudo e a dedicação podem levar a oportunidades incríveis e à realização pessoal. Parabéns à Isadora por seu sucesso e por inspirar outros jovens a seguir seus sonhos e aspirações. Seja um incentivador da ciência você também, clique aqui e saiba como!

Confira abaixo alguns cliques do curso de treino de astronautas realizado na base da NASA.