15/12/2021

Descobertas e criações que mudaram o mundo

Com essa temática, a festa de encerramento de ano do Colégio Cenecista Santa Bárbara proporcionou aos alunos e à comunidade presente momentos de lembranças, diversão e muito aprendizado.

Olhe à sua volta, pense em tudo o que você já aprendeu e responda: qual é a invenção mais importante de toda a história da humanidade? O computador? A televisão? Em meio a tantas descobertas, é bem complicado definir aquelas que são as mais importantes, não é?
Considerando que as invenções são frutos da interação e das necessidades do homem com o espaço onde vive, por isso mudam ao longo do tempo, o Colégio Cenecista Santa Bárbara abordou a seguinte temática: "Descobertas e criações mudaram o mundo”.

Entre vários aspectos, está a capacidade de criarmos e de buscarmos soluções para os problemas que enfrentamos. Isso nos impulsionou a descobertas que modificaram a maneira como vivemos, desde aquelas mais rudimentares do período paleolítico feitas pelos primeiros seres humanos, embora não menos importantes, até os dias atuais.

Se perguntássemos qual ou quais invenções podem ser consideradas mais importantes ou melhores, com certeza teríamos uma infinidade de respostas. Considerar a escola como um espaço de análise, discussão e reflexão da realidade, no contexto atual, implica colocar em ação conhecimentos, habilidades e valores objetivando a reconstrução de uma visão de mundo que já não se sustenta mais em virtude das intensas e profundas transformações pelas quais a sociedade tem passado.

A temática apresentada para a nossa festa de encerramento de ano letivo, “Descobertas e criações que mudaram o mundo”, teve como eixo principal instigar nos alunos o conhecimento sobre as invenções que contribuíram para a humanidade. Ainda promoveu a reflexão sobre a evolução da humanidade, promovendo a troca de conhecimentos interligando os saberes entre as diversas áreas de estudo.

Nessa perspectiva, as turmas participantes foram divididas em subtemas, proporcionando aos familiares uma viagem ao túnel do tempo, alcançando um dos objetivos propostos: o de refletir sobre a evolução da humanidade.

É vital promovermos uma educação que aguce a criatividade, estimule o senso inventivo, ao mesmo tempo em que valorize e aperfeiçoe os bons valores, o temperamento e o caráter, assim como a capacidade de adaptar-se à vida em um período em que a velocidade das informações é infinitamente maior do que a nossa capacidade em assimilá-las. Nesse contexto, o currículo escolar requer uma diversidade de componentes que fundamentam a construção do conhecimento e valorizam a cultura.

Nossa escola tem muitos motivos para comemorar por todas as descobertas e por todo o conhecimento adquirido neste ano, que está chegando ao fim. Desejamos, portanto, que 2022 seja um ano repleto de grandes realizações e ainda mais aprendizado e aproveitamos para lembrar que estamos com matrículas abertas! Garanta já a sua vaga!