28/06/2022

CNEC lança Escola de Esportes

A rede CNEC promove o incentivo ao esporte, a partir da experiência do Colégio Cenecista Alberto Torres, em Itaboraí/RJ.

A prática esportiva está inserida na Proposta Pedagógica da CNEC no contexto da Formação Humana, com foco em atividades que valorizam o desenvolvimento físico, o autoconhecimento e o cuidado com a saúde física, essenciais para autonomia do aluno e o desenvolvimento cognitivo e socioemocional.

Alinhado à proposta pedagógica da CNEC, o Colégio Cenecista Alberto Torres, no ano de 2020, viabilizou o projeto de treinamento funcional que se expandiu e se consolidou no Complexo Esportivo Alexandre José dos Santos com mais de 14 modalidades esportivas.

O complexo esportivo, atualmente, contempla um conjunto de instalações que possibilitam a prática esportiva em diversas modalidades, tendo hoje o total de 415 alunos nas modalidades de futebol, treinamento funcional - com turmas de alunos desde os dois anos até a idade adulta - futsal, vôlei, ritmos, capoeira e turmas de ginástica para a melhor idade.

As práticas esportivas favorecem a consciência corporal, e aumentando as suas potencialidades e desenvolvendo as competências gerais previstas na BNCC, como, e habilidades previstas, destacando:

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários (BNCC, 2018).

Neste sentido, as atividades esportivas, potencializam o desenvolvimento das competências gerais da BNCC, engendrando a formação humana, reconhecendo a importância de propor estratégias em grupo , trabalhos colaborativos, argumentação e comunicação, saúde física e emocional, colocando em prática as competências desenvolvidas.

Entre as diversas possibilidades de práticas corporais, o esporte tem o seu papel de destaque na integração social e na manutenção das condições físicas, considerados dois fatores essenciais na associação à saúde e no processo de envelhecimento. Mesmo com os benefícios comprovados, muitas vezes a falta de oportunidade de praticar algum esporte ou atividade física faz com que boa parte dos idosos levem uma vida mais sedentária e, por consequência, mais monótona e sem benefícios à saúde. A partir desse pensamento, foram criadas turmas voltadas para a melhor idade que hoje abrangem um público de 215 pessoas, entre 50 e 92 anos, por meio das aulas de ginástica.

Na melhor idade, a qualidade de vida se baseia na capacidade de viver plenamente, e isso inclui, principalmente, a saúde física. Praticar algum esporte evita dores, mal-estar e diversas doenças, intervindo em problemas que, muitas vezes, geram dependências e desconfortos.

Por isso, a prática de fazer atividades desportivas após os 50 anos não é apenas uma questão de saúde física, é também uma questão de saúde mental, pois isso se torna um momento de socialização, de fazer novos amigos e de se sentir bem.

Orientada ao desenvolvimento pessoal e humanitário, o Colégio Cenecista Alberto Torres traz qualidade de vida a centenas de pessoas diariamente, reafirmando o nosso compromisso social e a nossa missão de oferecermos, juntos, o melhor preparo físico aos alunos e a toda a comunidade de Itaboraí e região.

Para mais informações ou para participar das aulas, entre em contato com a instituição pelo telefone: (21) 2645-4069 ou visite o Complexo Esportivo Alexandre José dos Santos, localizado junto ao Colégio, na rua Presidente Costa e Silva, 212 - Centro, Itaboraí - RJ.