29/09/2021

Seja consciente, evite o desperdício e cuide da natureza

Participe de nossa campanha pela redução do consumo de água, energia elétrica e produtos descartáveis, e vamos juntos fazer a nossa parte pela preservação do meio-ambiente

Segundo dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o Brasil desperdiça em torno de 39% de toda a água potável que é captada. Isso significa que a água não chega ao seu destino final, e que a quantidade seria suficiente para abastecer mais de 63 milhões de pessoas em um ano.

Pensando em formas de evitar o desperdício de água e de energia, além de diminuir a utilização de produtos que poluem o meio ambiente, como os descartáveis, a CNEC convida toda a comunidade escolar e acadêmica a adotar hábitos simples que podem contribuir com a sustentabilidade do nosso planeta. Por essa razão, a instituição tem o consumo consciente em sua essência, além de trazê-lo para o seu meio de convivência.

O consumo excessivo de energia elétrica tem provocado a abertura de cada vez mais usinas hidrelétricas. Esse tipo de usina não polui o ar, mas, em compensação, causa enormes impactos ambientais, já que utiliza uma quantidade gigantesca de água represada para mover as turbinas e produzir energia elétrica.

Outro produto aparentemente inofensivo mas que gera grande impacto ambiental são os descartáveis. Materiais como copos, garrafas e diversos outros utensílios plásticos, quando são descartados na natureza, podem ocasionar sérias consequências à fauna e à flora, o que reflete diretamente no bem-estar de todos os indivíduos. Isso é causado em razão do longo período de decomposição desses objetos, que pode chegar a 400 anos.

Por essas razões, seguem algumas dicas para serem utilizadas em casa e nos colégios e faculdades da CNEC, a fim de que todos possam ajudar um pouco mais o desenvolvimento e o bem-estar de todos:

Evite a falta d’água!

Reduza o tempo no banho - Você sabia que um banho de 5 minutos pode economizar até 200 litros de água?
Ao escovar os dentes, utilize um copo para fazer o bochecho - Você pode economizar até 5 litros de água.
Reveja a forma como você limpa a calçada e os ambientes externos - Ao invés de usar mangueira ou balde, prefira a vassoura.
Atenção aos vazamentos - De acordo com a Sabesp, uma única torneira pingando gasta 40 litros de água em um dia. Por ano, são 16 mil litros desperdiçados. Em casa ou nas instituições, pode-se estabelecer uma rotina de inspeção constante desses vazamentos e buscar manchas de infiltração ou torneiras que não fecham direito.

Mantenha as ideias acesas e não as lâmpadas

Desligue as lâmpadas - Caso não tenha ninguém no ambiente, desligue as lâmpadas.
Troque as lâmpadas normais pelas econômicas - Uma boa opção para a redução do consumo é a troca das lâmpadas incandescentes pelas econômicas, que são um pouco mais caras, mas resultam em uma grande redução do consumo no final do mês.
Atente-se para o uso do celular e do computador - Observe o tempo de carregamento da bateria de seu celular e computador e retire sempre o carregador da tomada quando o aparelho estiver totalmente carregado. Além disso, desligue e desconecte o computador da tomada sempre que não estiver sendo utilizado.
Otimizar o uso do ar-condicionado - Manter as janelas e portas fechadas para reduzir o esforço energético do equipamento e evitar a incidência dos raios solares no ambiente climatizado são as duas primeiras ações para utilizar os equipamentos de ar-condicionado sem incorrer em desperdícios.

Use objetos permanentes e não descartáveis

Tenha seu kit reutilizável -
Use copos reutilizáveis e canudos de inox. Tenha uma garrafinha só sua, se ela for de inox é melhor ainda. Assim, onde você for, terá a garantia de estar sempre hidratado e de bem com a natureza.
Escolha pelas embalagens - Evite comprar produtos ou guloseimas que sejam embalados em plástico individualmente. Dê preferência às embalagens em papel.
Evite bexigas infláveis em festas - Esse tipo de balão é outro item que gera lixo no final e é de difícil decomposição na natureza. Ao invés dele, ative a sua criatividade e procure usar fitas e bolas de papel para colorir e decorar o espaço.