18/04/2022

ENEC 1

O Exame Nacional das Escolas CNEC - ENEC acontecerá de 01/06 a 21/06 e deverá ser feita por todos os alunos da rede, do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

A fim de avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, a primeira etapa do Exame Nacional das Escolas CNEC - ENEC ocorrerá a partir de 1º de junho e será realizada por todos os alunos da rede, do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, de acordo com as orientações e a elaboração dos exames definidos por cada segmento.

O ENEC desempenha um papel formativo e pode auxiliar na construção de soluções educacionais para a melhoria do ensino de nossa Instituição. A avaliação será disponibilizada on-line, por meio da plataforma da CNEC Digital. Tanto os alunos que retornaram às aulas presenciais quanto aqueles que continuam assistindo às aulas remotas devem fazer o ENEC. Os estudantes que estão no módulo presencial realizarão o exame nos laboratórios de informática disponibilizados nos colégios da rede e serão acompanhados e orientados pelos professores durante todo o tempo do exame. Caso queira, o aluno também pode utilizar o seu próprio equipamento (notebook, tablet ou smartphone) para realizar a avaliação.

Importa destacar que, antes de iniciar o exame, o aluno deverá responder a uma enquete identificando a modalidade em que fará a avaliação, ou seja, se será presencial ou remota. Para a realização presencial da avaliação, é fundamental que os laboratórios de informática sejam regularmente higienizados e que os alunos permaneçam de máscara e organizados com o devido distanciamento.

Os alunos que realizarão a prova em casa devem ser acompanhados e orientados pelos professores e coordenadores de forma remota durante todo o tempo de resolução da avaliação. Este ano não haverá chave de acesso.

O ENEC 1 corresponderá a cinco pontos do total de trinta estabelecidos para o segundo trimestre. O valor obtido pelo aluno, em cada área de conhecimento, será a nota atribuída aos respectivos componentes curriculares da área. A nota obtida em Ciências da Natureza, por exemplo, será a mesma nota para os componentes curriculares de Física, Química e Biologia.

Confira abaixo o cronograma de avaliações da primeira etapa do Exame Nacional das Escolas da Comunidade:

01/06/2022 - Aplicação do ENEC 1 pela plataforma CNEC Digital para o 3º ano do Ensino Fundamental I
02/06/2022 - Aplicação do ENEC 1 pela plataforma CNEC Digital para o 4º ano do Ensino Fundamental I
03/06/2022 - Aplicação do ENEC 1 pela plataforma CNEC Digital para o 5º ano do Ensino Fundamental I
06/06/2022 - Aplicação do ENEC 1 pela plataforma CNEC Digital para o 6º ano do Ensino Fundamental II
07/06/2022 - Aplicação do ENEC 1 pela plataforma CNEC Digital para o 7º ano do Ensino Fundamental II
08/06/2022 - Aplicação do ENEC 1 pela plataforma CNEC Digital para o 8º ano do Ensino Fundamental II
09/06/2022 - Aplicação do ENEC 1 pela plataforma CNEC Digital para o 9º ano do Ensino Fundamental II
10/06/2022 - Aplicação do ENEC 1 pela plataforma CNEC Digital para a 1ª série do Ensino Médio
13/06/2022 - Aplicação do ENEC 1 pela plataforma CNEC Digital para a 2ª série do Ensino Médio
14/06/2022 - Aplicação do ENEC 1 pela plataforma CNEC Digital para a 3ª série do Ensino Médio
15/06/2022 - Período de reaplicação do ENEC 1 pela plataforma CNEC Digital ao Ensino Fundamental I
20/06/2022 - Período de reaplicação do ENEC 1 pela plataforma CNEC Digital ao Ensino Fundamental II
21/06/2022 - Período de reaplicação do ENEC 1 pela plataforma CNEC Digital ao Ensino Médio
24/06/2022 - Liberação dos resultados do ENEC 1

Em caso de dúvidas e/ou dificuldades sobre a aplicação do ENEC 1, entre em contato com o Sistema de Ensino pelos canais oficiais ou acesse https://enec.cneceduca.com.br/ .