29/10/2021

Ano Felipe Tiago Gomes

Periódico paraibano BUBAtividades publica matéria em homenagem ao centenário de Felipe Tiago Gomes.

Em homenagem ao centenário do fundador da CNEC, nascido em Picuí, Seridó paraibano, o deputado Buba Germano, envolvido com a comunidade de Picuí, instituiu neste ano a lei 2.435/2021, que garante o Ano Felipe Tiago Gomes no âmbito da educação do Estado da Paraíba.

No primeiro semestre de 2021, o parlamentar publicou uma matéria no periódico local BUBAtividades contando um pouco da história de Felipe Tiago Gomes e das dificuldades enfrentadas por ele na criação de uma instituição que visasse assegurar o direito ao estudo a milhares de brasileiros. Confira a matéria na íntegra:

ANO FELIPE TIAGO GOMES

É de autoria do deputado Buba Germano a lei 2.435/2021, que institui o ano Felipe Tiago Gomes no âmbito da educação do Estado da Paraíba. A proposta foi realizada em alusão ao centenário de nascimento do professor paraibano, considerado comendador da Educação no Brasil.

O projeto recebeu parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) pela constitucionalidade e juridicidade. Com a sua aprovação, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, realiza atividades educacionais, sociais e culturais, no âmbito escolar, mobilizando alunos, professores, servidores e a comunidade em homenagens e produções acerca da vida e obra do homenageado.

Nascido em Picuí, Seridó paraibano, no dia 01 de maio de 1921, Felipe Tiago Gomes formou-se em direito na cidade de Recife, em Pernambuco. As dificuldades financeiras enfrentadas por Dr. Felipe para ter acesso à educação despertaram nele o desejo de criar uma instituição que visasse assegurar o direito de estudar aos milhares de jovens brasileiros das camadas sociais mais baixas.

Seguindo esta inspiração, reuniu outros colegas que se entusiasmaram com a ideia e, assim, fundou a Campanha do Ginasiano Pobre que, futuramente, ficou conhecida como Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC). A partir de então, Felipe dedicou toda a sua vida para essa campanha, exercendo um verdadeiro sacerdócio.

Na programação do centenário do professor Felipe Tiago Gomes, Buba reuniu convidados e realizou uma live em homenagem ao ilustre filho de Picuí. O tributo foi realizado de forma remota e ANO FELIPE TIAGO GOMES contou com a participação do juiz Edailton Silva, ex-aluno da CNEC e ex-funcionário da rádio Cenecista; do radialista J. Tavares, ex-aluno e atual diretor da rádio Cenecista; do professor Roberto Germano, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ); e do professor Cláudio Furtado, secretário de Educação da Paraíba.

“O amor de um filho da terra é um amor diferente. Não é coisa passageira, é uma ação permanente. É um sentimento profundo de quem conhece sua gente. É com esse sentimento de amor pela nossa terra que temos a honra de reconhecer o legado desse grande homem, que foi Felipe Tiago Gomes”, disse o deputado.”

Veiculação: Informativo BUBAtividades - 1º SEMESTRE / 2021 - disponível em https://cnec.lk/0o0y