Notícias
Ano Felipe Tiago Gomes
Em homenagem ao centenário do fundador da CNEC, nascido em Picuí, Seridó paraibano, o deputado Buba Germano, envolvido com a comunidade de Picuí, instituiu neste ano a lei 2.435/2021, que garante o Ano Felipe Tiago Gomes no âmbito da educação do Estado da Paraíba.
No primeiro semestre de 2021, o parlamentar publicou uma matéria no periódico local BUBAtividades contando um pouco da história de Felipe Tiago Gomes e das dificuldades enfrentadas por ele na criação de uma instituição que visasse assegurar o direito ao estudo a milhares de brasileiros. Confira a matéria na íntegra:
“ANO FELIPE TIAGO GOMES
É de autoria do deputado Buba Germano a lei 2.435/2021, que institui o ano Felipe Tiago Gomes no âmbito da educação do Estado da Paraíba. A proposta foi realizada em alusão ao centenário de nascimento do professor paraibano, considerado comendador da Educação no Brasil.
O projeto recebeu parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) pela constitucionalidade e juridicidade. Com a sua aprovação, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, realiza atividades educacionais, sociais e culturais, no âmbito escolar, mobilizando alunos, professores, servidores e a comunidade em homenagens e produções acerca da vida e obra do homenageado.
Nascido em Picuí, Seridó paraibano, no dia 01 de maio de 1921, Felipe Tiago Gomes formou-se em direito na cidade de Recife, em Pernambuco. As dificuldades financeiras enfrentadas por Dr. Felipe para ter acesso à educação despertaram nele o desejo de criar uma instituição que visasse assegurar o direito de estudar aos milhares de jovens brasileiros das camadas sociais mais baixas.
Seguindo esta inspiração, reuniu outros colegas que se entusiasmaram com a ideia e, assim, fundou a Campanha do Ginasiano Pobre que, futuramente, ficou conhecida como Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC). A partir de então, Felipe dedicou toda a sua vida para essa campanha, exercendo um verdadeiro sacerdócio.
Na programação do centenário do professor Felipe Tiago Gomes, Buba reuniu convidados e realizou uma live em homenagem ao ilustre filho de Picuí. O tributo foi realizado de forma remota e ANO FELIPE TIAGO GOMES contou com a participação do juiz Edailton Silva, ex-aluno da CNEC e ex-funcionário da rádio Cenecista; do radialista J. Tavares, ex-aluno e atual diretor da rádio Cenecista; do professor Roberto Germano, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ); e do professor Cláudio Furtado, secretário de Educação da Paraíba.
“O amor de um filho da terra é um amor diferente. Não é coisa passageira, é uma ação permanente. É um sentimento profundo de quem conhece sua gente. É com esse sentimento de amor pela nossa terra que temos a honra de reconhecer o legado desse grande homem, que foi Felipe Tiago Gomes”, disse o deputado.”
Veiculação: Informativo BUBAtividades - 1º SEMESTRE / 2021 - disponível em https://cnec.lk/0o0y”