Notícias
Café da Gratidão
A gratidão é um sentimento complexo e, ao mesmo tempo, simples. O ato de sentir-se grato por uma conquista pessoal, pelo que uma pessoa fez por você, pelo contato com a natureza ou pela própria vida é visto não somente como um sentimento, mas como uma virtude ou um comportamento.
Algumas pessoas têm mais facilidade em demonstrar gratidão, enquanto outras precisam de mais estímulo para senti-la e externalizá-la. Muito obrigado/obrigada é o que se fala por educação e respeito a uma “dívida” paga, com o sentido de obrigação. Já a gratidão é um sentimento espontâneo, por isso muitos estudos indicam que ela traz inúmeros benefícios para a saúde mental, emocional e física. Ela potencializa a formação e o fortalecimento de vínculos sociais e aumenta a satisfação geral com a vida.
Trabalhar a gratidão no âmbito do desenvolvimento humano é fundamental para as crianças e os jovens, e, pensando nisso, a professora Paola Hespanhol realizou uma significativa atividade com os alunos do 2º ano do Colégio Cenecista José Elias Moreira. Após trabalharem valores, como o respeito e o reconhecimento, evidenciaram o sentimento da gratidão, e, para colocá-lo em prática, Paola, junto aos estudantes e suas famílias, organizou o Café da Gratidão.
O evento foi realizado nas dependências da unidade, com o oferecimento de um café a todos os colaboradores que zelam pelo colégio em todos os departamentos. O espaço foi tomado não somente por gostosos quitutes, mas também por muito carinho e alegria das crianças, que puderam demonstrar um pouco da gratidão que sentem por todo o empenho dos funcionários em seu dia a dia. Segundo os alunos, "Vocês cuidam de nós e queremos demonstrar a nossa gratidão por isso".
Na perspectiva de uma educação integral ao ser, o Colégio CNEC Joinville busca desenvolver a mente, o coração e as mãos, tendo o ser humano como centro do fazer educativo. E essa foi a primeira de muitas edições do Café com Gratidão, solidificando cada vez mais as propostas que evidenciam a nossa satisfação em formar cidadãos conscientes por meio da educação.