06/10/2021

Premiação dos vencedores do Concurso de Desenho

A proposta, que faz parte das comemorações ao centenário do fundador da CNEC, Felipe Tiago Gomes, chega ao fim com a participação de 482 alunos da rede.

Com o objetivo de desenvolver e instigar a criatividade e a percepção artística dos alunos cenecistas, foi lançado no primeiro semestre de 2021 o concurso de desenho em nossa rede que homenageia o professor Felipe Tiago Gomes, fundador da CNEC.

A proposta teve como tema “A educação que inspira gerações” e foi destinada a alunos do 1º período da Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Médio devidamente matriculados nas Instituições de Educação Básica da CNEC no ano de 2021. Nesse concurso, os alunos de todo o Brasil puderam abusar da criatividade e fazer obras relacionadas à temática, desenhando lugares/espaços escolares, professores, atividades escolares, pessoas e locais que os inspiram e proporcionam o desenvolvimento integral das crianças e jovens.

Os desenhos foram produzidos de acordo com as propostas pedagógicas e culturais de cada unidade, disseminando o aprimoramento da educação e evidenciando o protagonismo e o incentivo à liberdade de expressão dos alunos, considerando critérios como criatividade, variabilidade e adequação ao tema. O material utilizado foi padronizado em papel sulfite tamanho A4, formato paisagem, seguindo o modelo disponível anteriormente na CNEC Intranet. Após as etapas internas da competição, os desenhos selecionados foram postados na plataforma CNEC Digital para a etapa nacional do concurso.

O concurso contou com 482 alunos participantes de toda a rede CNEC espalhada em 67 unidades em todo o Brasil. Os concorrentes foram organizados nas categorias infantil e "teen" e, dentro delas, todos foram distribuídos em níveis de acordo com o grau de escolaridade.

Os materiais enviados foram avaliados pela equipe do Sistema de Ensino, e todos os alunos participantes da segunda etapa receberão certificado do Concurso CNEC de Desenho, e os classificados em 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria, receberão medalhas comemorativas.

O resultado da segunda etapa do concurso será divulgado nesta sexta-feira (08/10). As 10 melhores obras de cada nível, assim como os resultados do concurso, farão parte de uma publicação digital que estará disponível no portal https://desenhos.cneceduca.com.br/