14/06/2023

Trilhas de Futuro – Educadores: CNEC oferta vagas gratuitas para cursos formativos em Minas Gerais

Acreditando no papel transformador da educação e no constante aprendizado profissional, a rede CNEC tem a satisfação de anunciar a parceria com o Governo de Minas Gerais no credenciamento do projeto Trilhas de Futuro – Educadores.

O projeto Trilhas de Futuro, iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais, está com grandes oportunidades para os profissionais da educação da rede estadual. A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC foi novamente credenciada como instituição parceira e, a partir de 08 de junho, estará com vagas abertas para os cursos formativos do Ensino Superior da rede, voltados exclusivamente para os servidores da Educação do Estado de Minas Gerais.

O objetivo do Trilhas de Futuro – Educadores é promover o aprimoramento profissional e a valorização dos educadores, oferecendo oportunidades de capacitação em diferentes níveis de ensino. Com o credenciamento da CNEC, uma renomada rede de ensino com quase 80 anos de tradição, o projeto fortalece sua missão de proporcionar educação de qualidade, acessível e alinhada às necessidades daqueles que desempenham um papel fundamental na formação dos cidadãos mineiros.

Para se candidatar aos cursos do Trilhas de Futuro, é necessário ser detentor de cargo efetivo e estável das Carreiras dos Profissionais da Educação Básica da SEE/MG, conforme estabelecido no inciso I, artigo 4º da Resolução SEE nº 4.707/2022. Essa exigência visa garantir que os benefícios educacionais sejam direcionados especificamente aos servidores da Educação do Estado de Minas Gerais, reconhecendo sua importância e investindo em seu desenvolvimento profissional.

As opções de cursos são abrangentes, incluindo desde cursos formativos de aperfeiçoamento a programas de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, atendendo às demandas e aos interesses dos profissionais da educação. Essa diversidade de opções pretende proporcionar um crescimento contínuo em suas respectivas áreas de atuação, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação em todo o estado.

Na oferta de 2023, a CNEC credenciou cinco cursos formativos de aperfeiçoamento que possuem carga horária de 180 horas. Neste sentido, caso o servidor queira dar continuidade e os cursos sejam complementares, ao integrar mais 180 horas à carga horária por meio de um segundo curso, o servidor poderá requerer o seu diploma de Pós-graduação, a partir de um total de 360 horas. Ofertados na modalidade EaD, os cinco cursos a seguir serão disponibilizados para inscrição no projeto Trilhas de Futuro – Educadores:

• Curso de Avaliação da Educação
• Curso de Educação Empreendedora e Empreendedorismo Social
• Curso de Ensino Híbrido e Tecnologias Educacionais
• Curso de Gestão Financeira no Setor Público
• Curso de Projetos e Inovação na Educação

A participação no Trilhas de Futuro é uma oportunidade única para os educadores do Estado de Minas Gerais expandirem seus conhecimentos, adquirirem novas habilidades e se atualizarem diante dos desafios e mudanças constantes na área da educação. Ao investir na formação desses profissionais, o projeto busca impactar diretamente a qualidade do ensino, oferecendo um ambiente educacional mais completo e eficiente para os alunos.

Portanto, se você é um servidor da Educação do Estado de Minas Gerais, não perca essa oportunidade de participar do projeto Trilhas de Futuro – Educadores em parceria com a CNEC. A partir de 13 de junho, as inscrições estarão abertas por meio do link https://trilhaseducadoresmg.cnec.br/. Ao se inscrever, você poderá iniciar uma jornada de crescimento profissional e acadêmico, fortalecendo sua carreira e contribuindo para a educação em Minas Gerais. Prepare-se para trilhar um futuro de sucesso e de transformação na área da educação!