29/12/2021

Palavra do Coordenador Geral de Educação, Prof. Érlei Araújo

Que ano!

O ano de 2021 chegou cheio de desafios. Provações essas que fomos, aos poucos, superando em meio a toda complexidade do mercado educacional. O ano, porém, chegou ao fim e com a certeza de termos realizado tudo aquilo que construímos ao longo desse período.

Nada foi fácil. Foram dias de luta, preocupações, aprendizados e, especialmente, muita fé no futuro da educação brasileira. Fruto de um time dedicado e persistente, chegamos ao final de 2021 celebrando cada conquista e cada oportunidade aproveitada, sem medir esforços.

Aprovamos três novos cursos EaD, que serão ofertados com metodologia híbrida, nas áreas de Direito, Enfermagem e Psicologia, todos com nota 4.

Reescrevemos o nosso material para atender aos padrões do Novo Ensino Médio, reformulando e adequando as matrizes à BNCC com foco na oferta de uma educação de qualidade e aproximando as escolas à realidade dos estudantes, considerando as novas demandas e as complexidades da sociedade e do mundo do trabalho 4.0.

Realizamos também o Sistema de Avaliação do Ensino Superior - SAES, um simulado em larga escala que avaliou os conhecimentos adquiridos, com foco nos cursos de bacharelado em Ciências Biológicas, Educação Física e Sistemas de Informação, assim como os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física e Pedagogia.

Sempre em busca das melhores metodologias para o processo de aprendizagem de nossos alunos, a Coordenação de Educação da CNEC realizou também a primeira edição do Exame Unificado de Direito CNEC, avaliando os conhecimentos adquiridos em alinhamento com o desenvolvimento de competências e habilidades previstas no Projeto Pedagógico do curso de Direito da rede CNEC.

Ao longo de 2022, o mesmo sistema de avaliação em larga escala será aplicado aos outros cursos de graduação, tornando-se ferramenta fundamental para melhoria contínua da aprendizagem dos nossos alunos.

Dentre outros projetos de destaque, realizamos duas jornadas pedagógicas, a formação dos professores de redação utilizando o App de Redação CNEC Digital e diversas edições ao vivo do CNEC Talks. Reformulamos e aprimoramos a proposta dos Estudos Orientados Online, continuamos firmes no propósito de apoiar as nossas unidades com a Operação Presença, lançamos o Pré-Enem Online SuperAprova e realizamos mais uma versão do CNEC Cidadania.

Tudo isso só foi possível diante de muito trabalho e muita determinação de um time excepcional que acredita na educação e no desenvolvimento integral do ser. Dessa forma, só me resta agradecer a dedicação e o empenho daqueles e daquelas que trabalham na instituição, realizando todos os dias a missão de desenvolver conhecimento para a vida. Obrigado, Sistema de Ensino CNEC, Coordenação de Educação Básica – CEDUC-EB, Coordenação do Ensino Superior – CEDUC-ES, Diretoras e Diretores da nossa rede de educação básica e ensino superior!

Confira na íntegra tudo o que aconteceu na CNEC neste ano em https://cnec.lk/0opb

Que 2022 seja repleto de grandes realizações e conquistas!

Érlei Araújo
Coordenação Geral de Educação - CNEC