08/09/2021

Formação de professores para redação do ENEC 2

Nossa equipe de professores de redação da rede CNEC participou de um encontro online a fim de aperfeiçoar o processo de correção das competências avaliadas no ENEC 2.

Para auxiliar no processo de correção das avaliações realizadas pelos alunos da rede durante o ENEC 2 , o Sistema de Ensino CNEC ofereceu uma formação (ao vivo – por videoconferência) para os professores de redação no dia 2 de setembro. O encontro levantou e esclareceu questionamentos relacionados à proposta da disciplina na avaliação do ENEC 2. A correção será realizada por meio do App Digital de Redação disponível em nossa plataforma exclusiva, a CNEC Digital.

Dessa forma, os profissionais responsáveis pela área de Linguagens do Sistema de Ensino CNEC puderam estar em contato direto com os representantes de todas as unidades em que será realizada a avaliação. Durante a videoconferência, os professores foram direcionados com o auxílio da plataforma CNEC digital por meio de demonstrações reais e visualizaram o passo a passo que deverá ser realizado para a correção das redações postadas.

De acordo com Lorena Cordeiro de Paula, coordenadora da área de Linguagens do Sistema de Ensino CNEC, “o App de Redação possibilita de uma forma rápida e clara fazer as correções do material postado. Com as funcionalidades disponíveis na plataforma e a atenção dos nossos professores, nossos alunos poderão ter uma devolutiva pontual com comentários, explicações, elogios e notas de acordo com as competências exigidas nas redações do Enem, garantindo, assim, um detalhamento melhor e personalizado caso necessite.”

A proposta de redação da avaliação do ENEC 2 será realizada entre os alunos de 9º ano do Ensino Fundamental II até a 3ª série do Ensino Médio e contemplará a produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre determinado tema de relevância social e deve conter proposta de intervenção, sendo os temas da redação diferentes para cada uma das séries.

Após redigir a redação, utilizando o template disponibilizado no portal do ENEC (https://enec.cneceduca.com.br/), os alunos deverão acessar o post de Redação do ENEC em sua timeline e anexar uma foto da folha de redação. A partir desse processo, os professores terão acesso e a disponibilidade para a correção dos materiais postados.

As avaliações do ENEC 2 estão programadas para acontecer em todas as escolas da rede CNEC entre os dias 27/09 e 07/10 e os resultados serão liberados no dia 21/10. Para saber mais sobre o ENEC 2 e as datas de cada ano/série em que serão realizadas as avaliações, acesse aqui