11/04/2019

Colégio Sepé inova ao realizar avaliação diagnóstica dos seus alunos

O diagnóstico tem por objetivo central orientar o professor na condução dos processos de aprendizagem, considerando as demandas e necessidades específicas de cada aluno

Coerente com sua proposta pedagógica e, reforçando sua atuação como uma escola de excelência, o Colégio Cenecista Sepé Tiaraju, neste ano letivo 2019, apresenta uma ferramenta de gestão escolar inovadora: a avaliação diagnóstica.
A primeira etapa da avaliação ocorreu entre os dias 11 a 29 de março, e nesta semana foram disponibilizados os relatórios por meio da plataforma CNEC Digital. O projeto que integra a rede CNEC em todo o País, possibilita à gestão escolar, incluindo direção, orientação e supervisão, bem como aos professores, um diagnóstico completo de todos os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.
Conforme a coordenadora pedagógica do Colégio Cenecista Sepé Tiaraju, professora Cristiane Machado, por meio da avaliação, o Colégio passa a identificar os gaps de aprendizagens. “Mas nosso foco não é somente diagnosticar esses gaps, mas sim, o que faremos com eles, por meio de ações e estratégias de toda a equipe de professores”, frisa a coordenadora.
A avaliação diagnóstica tem como objetivo central orientar os professores na condução dos processos para a aprendizagem. A orientadora escolar, professora Paula Luft destaca que a análise dos diagnósticos possibilitará à equipe determinar que novas rotas sejam traçadas a fim de superar as lacunas identificadas, e o principal: “agora podemos enxergar nossos alunos nas suas particularidades”, salienta.
Para o Colégio Sepé a avaliação é um processo que envolve alunos, professores, gestores, processos e cenários. Desta forma, os resultados apresentados pelos estudantes não são restringidos a uma avaliação classificatória. “Entendemos que precisamos estar muito atentos a estes sinais, o que implica a revisão constante de processos em um ambiente de auto avaliação”, complementa o diretor do Colégio, professor Demetrius Abrão Bigaran.
Os relatórios apresentam análises de desempenho por turma, por questão, por alunos, entre outros filtros que possibilitam a percepção, por exemplo, quais conteúdos e habilidades necessitam ser retomados.
Agende uma visita pelo 3313 1922 ou 999993747 (whatsApp).