Notícias

24/05/2021

Aplicação do Exame Nacional das Escolas CNEC começa em maio

Avaliação será feita por alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio

O primeiro Exame Nacional das Escolas CNEC de 2021, o ENEC, começará a partir da próxima segunda-feira (31). O exame será aplicado pela plataforma CNEC Digital e avaliará os conhecimentos adquiridos pelos alunos nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.


O ENEC deverá ser feito por todos os alunos da rede desde o 3º ano do Ensino Fundamental I até a 3ª série do Ensino Médio. Cada ano/série fará a prova em uma data diferente. O número de questões e o tempo para resolução do exame variará de acordo com as turmas.


A prova dos alunos do Ensino Fundamental I será composta por 30 questões objetivas e eles terão três horas e meia para resolvê-las. Estudantes do Ensino Fundamental II, por sua vez, terão quatro horas para resolver 40 questões. Todos os alunos do Ensino Médio terão cinco horas para fazer a avaliação, mas o número de questões será variado: a 1ª e a 2ª séries responderão a 60 questões, e a 3ª série, a 80.


O exame será disponibilizado em formato on-line, por meio de nossa plataforma da CNEC Digital. Os alunos que estão participando das aulas pelo sistema remoto farão a prova de casa e deverão ser acompanhados e orientados pelos professores e coordenadores durante todo o tempo de resolução. Os alunos que estão no formato presencial a farão nos laboratórios de informática das escolas da rede. Para isso, as salas serão regularmente higienizadas, e os alunos deverão permanecer de máscaras e se organizar de acordo com o devido distanciamento já estabelecido. O estudante poderá utilizar o seu próprio equipamento (notebook, tablet ou smartphone) para a realização do exame.


O ENEC corresponderá a cinco pontos do total de 30 estabelecidos para o segundo trimestre. O valor obtido pelo aluno em cada área de conhecimento será a nota atribuída aos respectivos componentes curriculares. Por exemplo: a nota obtida em Ciências da Natureza será a mesma nota para os componentes curriculares de Física, Química e Biologia.


Confira o cronograma de aplicação do exame e da data de liberação dos resultados:


31/05 – Aplicação para o 3º ano do Ensino Fundamental I
1/06 – Aplicação para o 4º ano do Ensino Fundamental I
2/06 – Aplicação para o 5º ano do Ensino Fundamental I
7/06 – Aplicação para o 6º ano do Ensino Fundamental II
8/06 – Aplicação para o 7º ano do Ensino Fundamental II
9/06 – Aplicação para o 8º ano do Ensino Fundamental II
10/06 – Aplicação para o 9º ano do Ensino Fundamental II
11/06 – Aplicação para a 1ª série do Ensino Médio
14/06 – Aplicação para a 2ª série do Ensino Médio
15/06 – Aplicação para a 3º série do Ensino Médio
16/06 – Reaplicação do exame para o Ensino Fundamental I
17/06 – Reaplicação do exame para o Ensino Fundamental II
18/06 – Reaplicação do exame para o Ensino Médio
23/06 – Liberação dos resultados

Veja Também