Institucional

Estudantes protagonistas para os novos tempos

Quem somos

O Colégio CNEC de Estância Velha, localizado no Rio Grande do Sul, oferta Educação Básica com curso de robótica e ensino bilíngue a cerca de 250 alunos por ano. Sua história começou em 1969, quando lideranças e governo locais se uniram para criar uma instituição que oferecesse ensino para jovens concluintes do antigo ginásio. A então Escola Escola Comercial Estância Velha iniciou as atividades na sede da Prefeitura Municipal. Em 1981, com a necessidade de aumentar a estrutura física, transferiu seus serviços para prédio próprio, onde funciona até os dias de hoje. 

Fale com a gente

  • Missão

    Desenvolver conhecimento para a vida

  • Visão

    Formar vencedores

  • Valores

    • Ética
    • Excelência
    • Valorização do ser humano
    • Sustentabilidade
    • Otimização de Recursos
    • Transparência

Nossos Diferenciais

Nossos principais valores
PROXIMIDADE ENTRE INSTITUIÇÃO, EDUCANDOS E COMUNIDADE

O senso de pertinência está relacionado à integração da Escola com a comunidade. A participação ativa da comunidade fortalece o sentimento de pertencimento. A comunidade passa a se perceber parte da Escola, e, por consequência, passa a atuar positivamente com foco no desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental.

DESENVOLVENDO O FUTURO DE SEU FILHO

O empreendedorismo está presente nas políticas de ensino, pesquisa e extensão na medida em que comungam do objetivo comum de possibilitar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades para gerenciar seu destino profissional, seja empreendendo seus recursos para a sua inserção, com qualidade, no mercado de trabalho público ou privado, ou na elaboração e implementação de seus próprios planos de negócio.

EDUCANDO CONSTRÓI SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO

As metodologias ativas estão presentes no modelo de ensino proposto pela CNEC, por entender que o educando deva ser o principal agente de seu processo de construção de conhecimentos. Ou seja, o protagonista no desenvolvimento das ações que permitirão o amadurecimento de sua autonomia cognitiva.

BUSCA PELA QUALIDADE DO CONHECIMENTO

A CNEC se apropria da definição do conceito de sustentabilidade definido pela Organização das nações Unidas: “desenvolvimento sustentável é aquele que busca as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades.” Assim, todas as atividades são planejadas na perspectiva da busca pela qualidade a partir da sustentabilidade econômica, ambiental, social e empresarial.

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

A tecnologia é percebida pela CNEC como meio e como fim de sua proposta pedagógica. Como meio, a tecnologia está presente de forma marcante em seu modelo pedagógico, em ambientes virtuais de aprendizagem. Como fim, a tecnologia é percebida na medida em que suas atividades possibilitam o desenvolvimento de produtos, processos, métodos ou técnicas que colaborem para a solução de problemas de sua comunidade.

A CNEC

Com mais de 78 anos de atuação, a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC é uma rede de educação presente em diversos municípios brasileiros. Criada em 1943, pelo professor Felipe Tiago Gomes, a CNEC surgiu para oferecer, de forma democrática, educação de qualidade. Sua principal característica é formar líderes e gestores capazes de transformar a sociedade a partir de bons exemplos.

Da Educação Básica ao Ensino Superior, a Rede CNEC está presente em 14 estados e no Distrito Federal, com 17 instituições de Ensino Superior e 74 unidades de Educação Básica.

Conheça nossas instituições

Estamos presentes em diversas cidades com 94 colégios. Quer conhecer nossa rede de educação?

Veja a relação completa