Institucional

Estudantes protagonistas para os novos tempos

Quem somos

O Colégio Cenecista Catanduvas foi fundado em outubro de 1959 pelos Senhores Hans
Dieter Hergermann, Dr. Naylor Sales Gontijo, Prof. Wilson de Magalhães Terra, Prof. Fábio
Ferreira Salles e pelo Prefeito José de Rezende Paiva, conforme ata de fundação lavrada em
livro próprio. Seu nome é uma homenagem ao 1º nome de Varginha, ou seja, Espírito Santo da
Catanduvas.


No século XXI, com uma visão empreendedora da CNEC e da direção local, construiu,
à Rua Turmalina 151, Vila Bueno, também em Varginha, o Centro de Educação Infantil,
carinhosamente apelidado pela comunidade da cidade como Castelinho. É um dos poucos
centros desse tipo construído especificamente para receber crianças de 0 a 5 anos.
Em dezembro de 2020, devido à pandemia da COVID-19, teve suas atividades
suspensas por um ano. Suas atividades foram retomadas em fevereiro de 2022, quando passou a
funcionar na Rua Professor Felipe Tiago Gomes 173, Vila Bueno, Varginha-MG
Apresenta instalações físicas invejáveis, com ambientes arejados, iluminados, modernos,
de acesso adequado às necessidades especiais através de rampas. As salas de aulas são amplas e
com carteiras ergométricas para oferecer, aos nossos alunos, as melhores condições de
aprendizagem. Também conta com Biblioteca, Laboratório de Informática, Laboratórios de
Ciências, Sala de Jogos, 02 laboratórios, entre outros espaços cuidadosamente pensados na
qualidade dos serviços prestados.


Com referência à Educação Infantil, o Castelinho possuiu 18 salas de aula, 01 sala de
psicomotricidade, berçário, solarium, refeitório, espaço de leitura e amplo salão. Possui,
também, secretaria, sala de coordenação e sala de atendimento.


Com um corpo docente altamente capacitado e com uma equipe gestora comprometida
com a formação completa dos alunos, o Colégio Cenecista Catanduvas aguarda a sua visita.


Ligue já para (35) 3690-8900 e agende a sua visita.

Fale com a gente

  • Missão

    Desenvolver conhecimento para a vida

  • Visão

    Formar vencedores

  • Valores

    • Ética
    • Excelência
    • Valorização do ser humano
    • Sustentabilidade
    • Otimização de Recursos
    • Transparência

Nossos Diferenciais

Nossos principais valores
PROXIMIDADE ENTRE INSTITUIÇÃO, EDUCANDOS E COMUNIDADE

O senso de pertinência está relacionado à integração da Escola com a comunidade. A participação ativa da comunidade fortalece o sentimento de pertencimento. A comunidade passa a se perceber parte da Escola, e, por consequência, passa a atuar positivamente com foco no desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental.

DESENVOLVENDO O FUTURO DE SEU FILHO

O empreendedorismo está presente nas políticas de ensino, pesquisa e extensão na medida em que comungam do objetivo comum de possibilitar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades para gerenciar seu destino profissional, seja empreendendo seus recursos para a sua inserção, com qualidade, no mercado de trabalho público ou privado, ou na elaboração e implementação de seus próprios planos de negócio.

EDUCANDO CONSTRÓI SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO

As metodologias ativas estão presentes no modelo de ensino proposto pela CNEC, por entender que o educando deva ser o principal agente de seu processo de construção de conhecimentos. Ou seja, o protagonista no desenvolvimento das ações que permitirão o amadurecimento de sua autonomia cognitiva.

BUSCA PELA QUALIDADE DO CONHECIMENTO

A CNEC se apropria da definição do conceito de sustentabilidade definido pela Organização das nações Unidas: “desenvolvimento sustentável é aquele que busca as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades.” Assim, todas as atividades são planejadas na perspectiva da busca pela qualidade a partir da sustentabilidade econômica, ambiental, social e empresarial.

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

A tecnologia é percebida pela CNEC como meio e como fim de sua proposta pedagógica. Como meio, a tecnologia está presente de forma marcante em seu modelo pedagógico, em ambientes virtuais de aprendizagem. Como fim, a tecnologia é percebida na medida em que suas atividades possibilitam o desenvolvimento de produtos, processos, métodos ou técnicas que colaborem para a solução de problemas de sua comunidade.

A CNEC

Com mais de 78 anos de atuação, a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC é uma rede de educação presente em diversos municípios brasileiros. Criada em 1943, pelo professor Felipe Tiago Gomes, a CNEC surgiu para oferecer, de forma democrática, educação de qualidade. Sua principal característica é formar líderes e gestores capazes de transformar a sociedade a partir de bons exemplos.

Da Educação Básica ao Ensino Superior, a Rede CNEC está presente em 14 estados e no Distrito Federal, com 17 instituições de Ensino Superior e 74 unidades de Educação Básica.

Conheça nossas instituições

Estamos presentes em diversas cidades com 94 colégios. Quer conhecer nossa rede de educação?

Veja a relação completa