01/12/2023

Cultura e Educação: Vivências na Semana da Consciência Negra

Integrando atividades educacionais à celebração cultural, o Colégio CNEC valoriza a diversidade promovendo uma educação enriquecedora sobre a Consciência Negra.

No Colégio CNEC Bernardo Mascarenhas, a celebração da Consciência Negra transcende as barreiras do tempo e do espaço, transformando-se em uma experiência educacional significativa. Ao longo da semana, durante o primeiro horário, nossos professores conduziram envolventes rodas de conversa e debates, explorando com os alunos o profundo significado por trás do tema da Consciência Negra.

Independentemente da disciplina que ministram, todos os professores uniram esforços, compartilhando e explorando um texto comum, proporcionando aos alunos uma visão abrangente e holística sobre o assunto. Essa abordagem coesa permitiu que os estudantes não apenas absorvessem informações, mas também expressassem suas próprias opiniões, promovendo um ambiente de diálogo aberto e respeitoso.

Como culminância desse projeto envolvente, na sexta-feira, brindamos à diversidade cultural do Brasil com uma deliciosa feijoada. Este prato, além de suas qualidades culinárias inegáveis, simboliza uma poderosa mensagem de resistência, luta e resiliência da cultura afro-brasileira.

Dessa forma, o Colégio CNEC Bernardo Mascarenhas reforça seu compromisso não apenas com o desenvolvimento acadêmico, mas também com a construção de uma consciência crítica e cidadã. Ao integrar atividades educacionais significativas com a celebração cultural, nossa instituição busca criar uma atmosfera inclusiva que valoriza e respeita a diversidade, promovendo uma educação enriquecedora e consciente.