08/09/2021

Semana do Novo Ensino Médio

O evento será composto por uma série de encontros embasados nas novas diretrizes do Novo Ensino Médio e contará com a presença do professor Chico Soares - que já foi presidente do INEP e membro do Conselho Nacional de Educação.

A equipe do Sistema de Ensino CNEC está organizando uma série de encontros do dia 25/10 ao dia 29/10 para a “Semana do Novo Ensino Médio”. Esse evento tem o intuito de esclarecer eventuais dúvidas e oficializar, junto aos alunos do Ensino Médio da rede, os pilares da proposta que tem como base o protagonismo juvenil, o ensino híbrido, as metodologias ativas, a formação docente, os projetos de vida, a tecnologia, a inovação e a aderência ao mercado.

O evento, que será realizado de forma on-line, gratuito e transmitido pelo Youtube do Sistema de Ensino CNEC, será direcionado para discussões da organização dos componentes curriculares, a abordagem de um novo material didático, as metodologias ativas utilizadas nos itinerários formativos propostos pela rede, dos quais muitos já foram experimentados por escolas parceiras do Sistema de Ensino CNEC.

Dessa forma, o encontro contará com a presença de renomados convidados, a fim de esclarecer questões que envolvem análises, resistências, objetivos, metodologias e os desafios do Novo Ensino Médio, junto com o processo de formação envolvido na proposta.

Um dos professores que já confirmou presença no evento é José Francisco Soares - Doutor em Estatística pela University of Wisconsin - Madison e pós-doutor em Educação pela University of Michigan – Ann Arbor. Ele é professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi presidente do INEP de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2016, membro do Conselho Nacional de Educação entre 2016 e 2020 e um dos relatores da Base Nacional Comum Curricular. Participou do Conselho Técnico do INEE – Instituto Nacional de Evaluación Educativa do México e foi consultor do BID e da OECD para questões de avaliação educacional. Sua atuação acadêmica está concentrada no estudo de medidas de resultados educacionais, cálculo e explicação do efeito das escolas de ensino básico e indicadores de desigualdades educacionais.

A oportunidade envolverá a comunidade educacional da CNEC e todos aqueles interessados pela educação, trará discussões aprimoradas e apresentará as ações que estão sendo pensadas para o preparo dos alunos e a garantia do seu sucesso. Quer saber mais sobre o Novo Ensino Médio da rede CNEC? Acesse https://novoensinomedio.cnec.br/