20/08/2021

Avaliação ENEC 2 - 2021

O Exame será aplicado em setembro e outubro de 2021 e deverá ser feito por todos os alunos da rede do 9º ano do Ensino Fundamental II até a 3ª série do Ensino Médio.

Com o intuito de dar continuidade ao processo de avaliação institucional da Educação Básica da CNEC, ocorrerá nos meses de setembro e outubro o Segundo Exame Nacional das Escolas CNEC, o Exame Nacional das Escolas CNEC - ENEC 2. Assim como o ENEC 1, a segunda fase do exame desempenha um papel formativo, podendo auxiliar na construção de soluções educacionais para a melhoria do ensino de nossa rede.

O ENEC 2 deverá ser feito pelos alunos da rede do 9º ano do Ensino Fundamental II até a 3ª série do Ensino Médio e cada ano/série fará a prova em uma data diferente. O exame será aplicado pela plataforma CNEC Digital e a prova avaliará os conhecimentos adquiridos pelos alunos nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Assim, todos os alunos regularmente matriculados nessas séries – estejam eles em turmas presenciais ou remotas – deverão realizar a avaliação, visto que ela comporá o resultado do 3º trimestre.

A prova para a 3ª série do Ensino Médio seguirá o modelo da avaliação ENEM e terá dois dias de aplicação: no 1º dia, os alunos deverão resolver questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação e, no 2º dia, questões de Matemática e Ciências da Natureza.

A avaliação será realizada por meio da plataforma CNEC Digital em formato on-line. Dessa forma, os alunos que participam do ensino remoto poderão acessar a prova de casa e deverão ter o acompanhamento e as orientações dos professores e coordenadores durante todo o tempo de resolução. Os alunos do módulo presencial, por sua vez, farão as provas nos laboratórios de informática das escolas da rede.

Para as resoluções presenciais e ainda em função da pandemia, visando à integridade dos nossos estudantes e o bem-estar de todos os envolvidos, as salas serão regularmente higienizadas, os alunos deverão permanecer de máscaras e se organizar de acordo com o devido distanciamento já estabelecido em cada localidade.

O ENEC 2 será disponibilizado na plataforma CNEC Digital nas datas estabelecidas no cronograma e a avaliação para cada série será composta por questões objetivas e uma proposta de redação.

No momento do exame, antes de iniciar a prova, o aluno deverá responder a uma enquete identificando a modalidade (presencial ou remota) em que fará a avaliação.

A proposta de redação contemplará a produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre determinado tema de relevância social e deve conter proposta de intervenção. Os temas da redação serão diferentes para cada uma das séries.

Após redigir a redação, utilizando o template disponibilizado no portal do ENEC (https://enec.cneceduca.com.br/), os alunos deverão acessar o post de Redação do ENEC em sua timeline, clicar em “Enviar resposta” e anexar uma foto da folha de redação. É importante que o aluno seja orientado quanto à qualidade da foto de seu texto, investindo em um bom enquadramento e uma boa iluminação do ambiente para facilitar a correção.

Para auxiliar nesse processo de correção no App Digital de Redação, o Sistema de Ensino CNEC oferecerá uma formação (ao vivo – por videoconferência) para os professores de redação no dia 2 de setembro, às 16h. O link e as demais informações sobre a formação serão encaminhados posteriormente. Solicitamos aos diretores que encaminhem este link para inscrição dos seus respectivos professores de redação do 9º ano e do ensino médio: https://cnec.lk/0nab.

Os resultados do ENEC 2 estarão disponíveis na CNEC Digital a partir do dia 21 de outubro de 2021.

Confira abaixo as datas e as orientações para a aplicação do ENEC 2:

Datas de aplicação do ENEC 2 - 2021

27/09 - Aplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para a 3ª série EM
1º dia para 3ª série do Ensino Médio: Linguagens, Ciências Humanas e Redação

28/09 - Aplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para o 9º ano EF

29/09 - Aplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para a 1ª série EM

30/09 - Aplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para a 2ª série EM

04/10 - Aplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para a 3ª série EM
2º dia para 3ª série do Ensino Médio: Matemática e Ciências da Natureza

05/10 - Reaplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para o 9º ano EF

06/10 - Reaplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para a 1ª e 2ª séries EM

05/10 - Reaplicação do ENEC 2 pela plataforma CNEC Digital para a 3ª série EM – 1º dia