Notícias
O diretor do Colégio Marquês, Prof. Gustavo Arruda, entrevista Nestor Freire
O diretor do Colégio Marquês, Prof. Gustavo Arruda, conversou com o cicloativista e empreendedor, Nestor Freire sobre o Projeto Giraventura, que alia sua paixão por pedalar a viagens de bike pelo Brasil, experiências que lhe trazem foco, disciplina e autoconhecimento.
Em 2012, Nestor idealiza o Projeto Giraventura, uma jornada de expedições anuais de viagens de bicicleta, composta de quinze etapas em um período de 15 anos (de 2013 a 2027), que tem como proposta uma reflexão filosófica sobre experiências vivenciadas durante os vários trajetos e percursos realizados. As expedições, inspiradas na "Jornada do Herói", de Joseph Campbell, pretendem promover uma reflexão sobre os desafios e possibilidades de uma vida plena, do ponto de vista de um ciclista.
Em 2017, após trabalhar 25 anos na área comercial, decide que é hora de transformar o Projeto Giraventura em um negócio. Deixa a carreira de engenheiro e empresário e parte para um novo desafio – empreender no cicloturismo, escrever sobre o que mais gosta de fazer e promover palestras e rodas de debates em empresas e escolas pelo Brasil. Com apresentações performáticas, inspira o público e aborda competências essenciais para o sucesso em qualquer atividade - resiliência, motivação, planejamento, estratégia e inteligência emocional, tendo sempre como foco qualidade de vida e sustentabilidade.
Cicloativista e membro da Associação Ciclocidade, Nestor acredita na prática do uso da bicicleta como alternativa de transporte em grandes cidades e é voluntário da ONG Clube de Cicloturismo, onde profere palestras das rotas que percorreu. Nestor também realiza um trabalho social com a personagem de Dr. Girão, o palhaço ciclista. Pai de dois filhos, reside em São Paulo, cidade que utiliza como base e ponto de partida para seus projetos pelo Brasil e pelo mundo.
Veja o vídeo da entrevista clicando aqui
fonte: https://www.giraventura.com.br/biografia