Notícias

27/12/2023

Retrospectiva CNEC 2023

A CNEC está celebrando seus 80 anos de excelência, destacando-se na formação de mais de 20 mil estudantes em todas as etapas da educação. O ano foi marcado por iniciativas inovadoras, refletindo o compromisso contínuo da rede com a qualidade e o bem


Em 2023, a Rede CNEC celebrou seus 80 anos de comprometimento e excelência educacional, um marco que ressalta a longevidade de sua trajetória e o impacto na educação brasileira. Esse ano foi marcado por iniciativas que refletem o nosso compromisso institucional e a adaptação constante às demandas educacionais emergentes.

Ao longo de oito décadas, a Rede CNEC tem se destacado na adesão de novos projetos e na consolidação dentro das comunidades cenecistas por todo o País, mantendo-se alinhada aos princípios e ideais estabelecidos pelo seu fundador, o professor Felipe Tiago Gomes. Atualmente, a Rede CNEC desempenha um papel crucial na formação de mais de 20 mil estudantes, abrangendo todas as etapas educacionais, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

74 Unidades de Educação Básica
14 Instituições de Ensino Superior
15 Estados da Federação além do Distrito Federal
21.813 estudantes
+ de 25mil  alunos
+ de 3.500 colaboradores

No decorrer de 2023, formando milhares de alunos por meio das 74 unidades de Educação Básica, das 12 faculdades e dos 2 centros universitários da rede, nossas unidades realizaram as suas atividades com primazia e dedicação, garantindo uma educação de excelência e cumprindo o nosso compromisso com o desenvolvimento e a aprendizagem de nossos estudantes.


Para o material didático, o Sistema de Ensino CNEC desenvolveu:

108.600 livros didáticos para alunos
7.018 páginas revisadas
6.970 livros didáticos para professores
4619 revisões de provas
1940 páginas diagramadas


Plataformas Educacionais

A dedicação de nossos alunos e professores apontou grandes resultados:


• 63.350 publicações de professores
• 61.304 mensagens enviadas por chat
• 3.506 atividades postadas
• 1.324 simulados aplicados
• 642 videoaulas ao vivo
• 345 posts de redação




Esses são os dados alcançados através da nossa plataforma CNEC Digital apenas durante o ano de 2023, afirmando, mais uma vez, que educação e tecnologia andam juntas a favor do conhecimento e, aliadas a técnicas e metodologias ativas de ensino e aprendizagem, garantimos uma educação sólida e uma formação plena aos nossos estudantes.


Atualizações na Plataforma CNEC Digital:

Agenda Digital
Acesso Simplificado à CNECTEC para 1ª ou 2ª série EM
Acesso simplificado à Edify para o Ensino Bilíngue
Acesso simplificado a todas as plataformas por meio do e-mail Institucional
Nova Interface da Plataforma CNEC Digital: Mais Moderna e Intuitiva
Novo Relatório do ENEC
Planos e Aula com IA



Avaliações Digitais em Larga Escala


Avaliação Diagnóstica 2023
ENEC 1
ENEC 2






Tecnologia e Inovação

Em resposta aos desafios contemporâneos, a CNEC empreendeu esforços significativos, modernizando ainda mais os seus métodos digitais, implementando atualizações e desenvolvendo ferramentas e projetos inovadores para aprimorar os processos de aprendizagem, por meio de videoaulas e cursos de formação continuada, disponibilizados de forma gratuita em suas plataformas. Além disso, a CNEC conta com novas tecnologias educacionais que alavancam a educação cenecista para outro patamar, como o V-Lab, que este ano se destacou em feiras e congressos educacionais, como a Bienal Eduko e o Rio Innovation Week.

A Rede CNEC marcou presença no Rio Innovation Week 2023, o maior evento de tecnologia e educação da América Latina, realizado de 03 a 06 de outubro na cidade do Rio de Janeiro


Inovando dentro do contexto educacional e incorporando novas tecnologias
Central de Relacionamento via WhatsApp “Maria”
Geração de Planos de Aula com uso de Inteligência Artificial na CNEC Digital





Segurança Escolar

A implementação eficaz do Protocolo de Segurança da CNEC durante o ano de 2023 reforçou o comprometimento de nossas instituições com a proteção e o bem-estar dos estudantes e da comunidade escolar em um contexto desafiador.


Alinhamento com a BNCC


A dedicação e qualificação dos profissionais cenecistas são elementos essenciais, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com diversos projetos que visam ao desenvolvimento integral dos alunos.

Lançamos o novo material da educação infantil


Totalmente alinhado à BNCC e à Proposta Pedagógica da Rede CNEC, o novo conteúdo didático elaborado para a Educação Infantil oferecerá, em sua essência, um projeto que beneficia a educação de diversas maneiras durante toda a fase de formação do aluno, começando desde cedo o desenvolvimento do seu projeto de vida por meio do estímulo associado a metodologias ativas de aprendizagem.

Eventos Online

Realizamos a 11ª edição do Esquenta ENEM, uma oportunidade única para milhares de alunos se prepararem de forma sólida e flexível para o Exame Nacional do Ensino Médio. Nas semanas que antecederam as provas, entre os dias 30/10 e 13/11, oferecemos conteúdo exclusivamente elaborado para uma aprendizagem significativa e abrangente a estudantes cenecistas e não cenecistas.

Promovemos o 1º Congresso EAD CNEC, transmitido ao vivo para mais de 500 estudantes pelo Canal do UNICNEC Osório no YouTube, permitindo o acesso de todas as unidades da rede CNEC de Educação Básica e Superior, egressos e comunidade em geral. Com uma programação dinâmica e voltada a atividades de cunho multiprofissional, com a presença de palestrantes e pesquisadores renomados, prontos para compartilhar suas experiências e ideias inovadoras, o congresso visou discutir e explorar os avanços e desafios da educação a distância no cenário atual. Sendo uma oportunidade única para debater e enriquecer seus conhecimentos sobre educação, tecnologia e carreira.

Destaca-se, também, a realização de três edições do CNEC Talks ao longo do ano, ampliando a perspectiva de mais de 900 profissionais da educação e da comunidade cidadã, participantes dos seminários online, que abordou temas de relevância, como Educação Inclusiva e Educação Antirracista.


Encontro de Lideranças Cenecistas

Diante do desafio de formar cidadãos para um mundo em constante transformação, a Rede CNEC incentiva continuamente seus colaboradores a desenvolverem competências além de suas qualificações. O Encontro de Lideranças Educacionais CNEC – ELEC 2023, realizado em três cidades, proporcionou uma plataforma para a troca de experiências entre gestores das unidades CNEC de Educação Básica, de Ensino Superior e da mantenedora, gerando reflexões sobre competências essenciais, análise de dados e agilidade na tomada de decisões.


Líderes educacionais da CNEC compartilharam experiências e aprimoraram competências no ELEC 2023, evento realizado em três cidades, um encontro que proporcionou uma minuciosa análise de dados e tomada de decisões ágeis.




Campanhas de Captação para 2024

Neste momento, com o trabalho em conjunto entre as equipes de Coordenação da Educação Básica da CNEC (CEDUC-EB), do Ensino Superior (CEDUC-ES), do time de Comunicação e Marketing da CNEC, da equipe financeira, de infraestrutura, de compras e das equipes pedagógicas e institucionais em prol do desenvolvimento de nossas unidades, estamos realizando as campanhas de captação para 2024, com matrículas abertas, vestibulares, provas de bolsas, Financiamento Estudantil da Rede CNEC – FIES CNEC e revitalização dos nossos espaços escolares, com o objetivo de proporcionar experiências educacionais enriquecedoras aos alunos e colaboradores, a fim de garantir o pleno conhecimento e a expansão do bem-estar.

As portas das unidades de Educação Básica e Ensino Superior permanecem abertas, convidando pais, responsáveis e a comunidade cenecista a conhecerem de perto a nossa proposta e os ideais de uma rede educacional comprometida com a formação integral dos alunos e preparo para o futuro. A Rede CNEC reafirma seu compromisso em contribuir para a construção de um futuro promissor por meio da educação e do acesso ao conhecimento.
Venha ser CNEC você também! E, juntos, vamos abrir as portas para o conhecimento e construir um futuro brilhante por meio da educação!

Veja Também