19/10/2023

ELEC 2023: o encontro de lideranças educacionais que estimula a transformação

Líderes educacionais das Regiões Nordeste e Centro-Oeste e do estado de Minas Gerais reúnem-se para alinhar o futuro da educação cenecista.

Nos dias 27 e 28 de setembro aconteceu o Segundo Encontro de Lideranças Educacionais CNEC – ELEC 2023, em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Esse evento, que é parte essencial da jornada de excelência educacional da Rede CNEC, reúne líderes e gestores das instituições a fim de proporcionar a todos trocas de experiências, o alinhamento de expectativas e a promoção de uma gestão educacional participativa, enraizada na colaboração da comunidade escolar.

O ELEC 2023 representa uma continuação do compromisso da CNEC com o desenvolvimento contínuo e as boas práticas na educação. Está acontecendo em três etapas, a fim de abranger todas as regiões do Brasil. O encontro no Rio de Janeiro, em agosto, deu início à jornada deste ano. Agora, foi a vez das Regiões Nordeste e Centro-Oeste e de Minas Gerais. Em outubro, a última etapa do ELEC 2023 acontecerá em Gramado, RS, com os líderes da Região Sul do Brasil.

O Natal Grand Hotel & Resort, em Natal, tornou-se um local de discussões, compartilhamento de práticas e alinhamento estratégico. A participação de líderes educacionais das mais diversas áreas reforçou o compromisso da CNEC com uma educação transformadora e inovadora.

Em suas palavras de abertura, o Diretor-Presidente da CNEC, Alexandre José dos Santos, destacou a importância de reforçar os laços entre as lideranças educacionais cenecistas para promover uma educação de qualidade, enfatizando que, juntos, podemos moldar o futuro da educação e preparar os nossos alunos e alunas para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

"Este encontro representa uma oportunidade de refletirmos sobre as competências essenciais para a formação dos nossos alunos, promovendo análises críticas e interpretações assertivas e aprimorando nossa agilidade na tomada de decisões"

Professor José Lima
Vice-Presidente da CNEC

Um dos pontos fundamentais do evento foi a apresentação de estratégias voltadas à Captação e Permanência de alunos, da Educação Básica ao Ensino Superior, para o 2º semestre de 2023 e para 2024. De acordo com as equipes de Coordenação da Educação Básica e do Ensino Superior da CNEC, essas estratégias buscam otimizar o aproveitamento dos recursos educacionais disponíveis no Sistema de Ensino CNEC, além de estarem alinhadas ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e às práticas cotidianas.

O evento também contou com uma exposição de inovações e soluções educacionais, demonstrando o compromisso da CNEC com as suas instituições, fornecendo a elas recursos de ponta.

Em suas considerações finais, o Coordenador Nacional de Educação Básica da CNEC, Júlio Cunha Neto, destacou a importância do trabalho em equipe e da sinergia entre as lideranças educacionais da Rede, reforçando o nosso compromisso com uma educação de excelência e com a construção de um futuro educacional sólido e transformador para as comunidades cenecistas.

O Encontro de Lideranças Educacionais CNEC 2023 é um marco na jornada da CNEC rumo à excelência educacional. Deixa um legado positivo para a educação cenecista, a qual promove a formação completa de milhares de estudantes, preparando-os para se destacarem no mercado de trabalho e na sociedade contemporânea.