24/08/2023

Concurso de Redação CNEC 2023

Com 80 anos de tradição e qualidade na educação brasileira, e parte das suas comemorações, a CNEC lança o Concurso de Redação 2023 que visa desenvolver habilidades, pesquisa e a criatividade dos alunos cenecistas.

Em comemoração aos seus 80 anos de história e tradição na educação brasileira, a CNEC está promovendo um Concurso de Redação 2023 com o tema: “80 anos - Uma luz que a Escola irradia”. O objetivo principal do concurso é estimular o desenvolvimento de habilidades dos alunos, como pensamento crítico, criatividade, pesquisa, originalidade e expressão linguística.

O concurso será dividido em quatro níveis, de acordo com o grau de escolaridade dos alunos, e cada nível terá um gênero textual específico para ser produzido. Os estudantes do 5º e do 6º ano do Ensino Fundamental deverão escrever poemas; os do 7º e do 8º ano produzirão uma crônica. Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e os da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio escreverão um artigo de opinião; e os estudantes da 3ª série do Ensino Médio farão uma dissertação-argumentativa.

A primeira etapa será realizada nas instituições cenecistas de Educação Básica em todo o país, com a participação dos professores de Língua Portuguesa, que serão responsáveis pela implantação da atividade e pela correção das produções textuais. Dois trabalhos por nível serão selecionados para serem postados na plataforma CNEC Digital por meio do aplicativo de redação da instituição.

Na segunda etapa, as redações selecionadas serão avaliadas pela comissão organizadora do concurso, levando em conta critérios como atendimento ao tema, ao gênero, ao número de linhas, à norma culta, à coesão e à coerência. Os três primeiros colocados de cada nível receberão um certificado de premiação e uma medalha comemorativa, enquanto os demais classificados receberão o certificado de participação. As 100 primeiras redações classificadas farão parte de um e-book digital, disponível na plataforma da CNEC Digital.

Para informações sobre cronograma e funcionamento, baixe o edital do concurso aqui.

A CNEC reforça o seu compromisso com a formação de cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios do mundo por meio de uma educação de excelência. O prazo final para postagem das redações selecionadas é 04 de outubro e a divulgação dos resultados será feita posteriormente pela CNEC.