04/09/2024

Está chegando o ENEC 2

Por meio da constante avaliação do desempenho de nossos alunos em todo o Brasil, a excelência educacional da Rede CNEC se solidifica através de um Sistema de Ensino totalmente orientado ao desenvolvimento integral dos estudantes.

As instituições de Educação Básica da CNEC são reconhecidas por sua dedicação em proporcionar um ensino que alia um alto nível acadêmico a valores éticos e sociais, preparando os estudantes para enfrentarem os desafios do presente e do futuro com autonomia e cidadania.

Um dos pilares desse compromisso é a realização das avaliações do ENEC ao longo do ano letivo. Realizado semestralmente, o exame é uma ferramenta essencial para garantir a manutenção do alto padrão de ensino em nossas escolas e tem como principal objetivo avaliar o desempenho de nossos alunos em todas as áreas do conhecimento, proporcionando um diagnóstico preciso e identificando possíveis gaps de aprendizagem, permitindo que nossos coordenadores e professores atuem de forma personalizada para corrigir essas lacunas em tempo hábil, auxiliando os alunos em suas dificuldades e possibilitando que eles se recuperem no decorrer do próprio ano escolar.

As aplicações do exame terão início a partir do dia 23 de setembro, para todos os alunos da rede CNEC, do 9º ano do Ensino Fundamental II até a 3ª série do Ensino Médio. Cada ano/série fará a prova em uma data diferente, com foco nos conhecimentos adquiridos pelos alunos nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Disponibilizada de forma on-line por meio da plataforma CNEC Digital, a 2ª etapa do Exame Nacional das Escolas CNEC será composta por questões objetivas e uma proposta de redação para cada ano/série.

Confira abaixo o Cronograma:

Como parte da proposta pedagógica do Sistema de Ensino CNEC, a implementação do ENEC no calendário acadêmico cenecista permite uma análise contínua e detalhada do progresso dos estudantes e da efetividade de nossas metodologias e materiais didáticos, assim como torna possível levantar dados relativos à aprendizagem de forma personalizada por estado, por unidade, por ano/série, por turmas e por estudante de forma individual, permitindo que medidas corretivas sejam aplicadas de maneira ágil e eficaz. Isso assegura que todos os alunos tenham a oportunidade de alcançar o pleno potencial e desenvolvimento acadêmico.

A Plataforma CNEC Digital realiza a correção dos exames em tempo real e os resultados obtidos fornecem dados valiosos para as equipes pedagógicas, permitindo uma revisão constante das práticas e metodologias aplicadas. Dessa forma, é possível garantir que os métodos de ensino estejam sempre alinhados com as melhores práticas educacionais e com as necessidades dos alunos.

A excelência educacional cenecista é fundamentada em uma proposta pedagógica coerente e atualizada, um ecossistema digital de aprendizagem robusto e um compromisso contínuo com a qualidade e com a inovação. É por isso que as avaliações do ENEC desempenham um papel crucial nesse processo, permitindo que revisitemos constantemente nossas práticas pedagógicas com foco na oferta de uma educação de alta qualidade, voltada para o desenvolvimento integral de nossos estudantes e à formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios da vida.