Notícias

17/09/2021

CNEC Talks - Setembro Amarelo

A próxima edição do CNEC Talks será no dia 22/09, com um papo aprimorado sobre a saúde mental.


A próxima edição do CNEC Talks vem com um tema de extrema importância a ser conversado. “Setembro Amarelo: precisamos falar sobre a saúde mental”. A edição será transmitida no próximo dia 22/09 (quarta-feira), às 19h30min, pelo nosso canal do Sistema de Ensino no YouTube.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa comete atos de transtornos mentais e emocionais, como o suicídio, e muitas outras tentam-nos. Pensando nesses dados e em uma forma de colaborar direta ou indiretamente para a mudança de cenário, entendemos que o diálogo é o melhor caminho para o bem-estar e a saúde mental. E para a nossa conversa aprimorada sobre o tema, a fim de garantir grandes reflexões, convidamos as psicólogas Zuleika Leonora Schmidt Costa, Lorena Cunha Santos e Taisa Martha Domingos Vaz de Mendonça
Lorena, psicóloga clínica, ressalta a importância do tema: "A saúde mental precisa estar em pauta todos os dias. Setembro chega com a campanha para a prevenção do suicídio, mas precisamos estar atentos ao crescimento do adoecimento mental em nossa sociedade todos os meses. Falar sobre saúde mental é também educar sobre as emoções, é ensinar sobre ser inteligente também emocionalmente (inteligência emocional), entendendo o quanto as pessoas entram em constante desequilíbrio por não saberem lidar com o que sentem.”


Para a psicóloga Taísa, especialista em Teoria Psicanalítica, tendo experiência no campo da psicólogia social:“A campanha setembro amarelo mostra a importância de falar sobre um tema que ainda encontra muitos mitos e tabus: o suicídio. Compreender esse fenômeno e saber como orientar uma pessoa em sofrimento mental nos ajuda a prevenir e a reduzir esses acontecimentos que são cada dia mais preocupantes”.


Zuleika complementa: “Em todo o mundo, cresce a cada ano o número de casos e chama atenção, colocando o tema em pauta como uma questão de saúde pública. Ainda, porém, é preciso vencer o tabu com o qual o assunto geralmente é tratado. De acordo com a OMS, o estigma em relação ao tema do suicídio impede a procura de ajuda, a qual pode evitar mortes.”


Zuleika tem vasta experiência na área da Psicologia, tem Mestrado e Doutorado em Educação. Atualmente, é coordenadora e professora do curso de Psicologia da UNICNEC de Osório. “A campanha Setembro Amarelo vem com a proposta de atenção às pessoas e suas necessidades que quase sempre são precedidas de sinais de alerta, seja verbal ou comportamental, e podem indicar que elas vivenciavam situações como ansiedade, depressão e desesperança.”


No próximo dia 22/09, portanto, às 19h30min, você é o nosso convidado para fazer parte dessa conversa no CNEC Talks ao vivo pelo nosso canal do Sistema de Ensino no YouTube: https://youtu.be/-mIP3kaS8eI . 

Veja Também