29/10/2020

Unidades da Rede CNEC retomam aulas presenciais

Até o fim de outubro, treze instituições voltaram às atividades

Nove colégios, três escolas e um instituto da Rede CNEC já retomaram as aulas presenciais. A maior parte dessas instituições está localizada na região Sul do país, mas as atividades também já foram retomadas em algumas unidades do Mato Grosso.

Voltaram a funcionar presencialmente, de forma integral ou parcial (como o atendimento individualizado de alguns conteúdos), as seguintes unidades: Escola Cenecista Hilda Strenger Ribeiro (Nova Mutum/MT), Escola Cenecista Santa Elisabete (Sinop/MT), Colégio Cenecista Presidente Kennedy (Campo/PR), Colégio Cenecista João Batista de Mello (Lajeado/SC), Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal (Itajaí/SC), Colégio Cenecista José Elias Moreira (Joinville/SC), Colégio Cenecista de Bento Gonçalves (Bento Gonçalves/RS), Escola Cenecista de Ensino Fundamental São Vicente (Caxias do Sul/RS), Colégio CNEC Farroupilha Angelo Antonello (Farroupilha/RS), Colégio Cenecista Padre Manoel Gomez Gonzalez (Nonoai/RS), Colégio Cenecista Frederico Michaelsen (Nova Petrópolis/RS), Colégio Cenecista Sepé Tiaraju (Santo Ângelo/RS) e Instituto de Educação Cenecista General Canabarro (Teutônia/RS).

As instituições puderam retomar as atividades devido a decisões tomadas pelas respectivas autoridades de onde se localizam. No entanto, mesmo antes do início das discussões sobre a retomada das aulas presenciais, de forma integral ou parcial, a CNEC já trabalhava no desenvolvimento de um protocolo de volta às aulas baseado em todas as recomendações de combate à COVID-19 feitas pelos órgãos de saúde e educacionais.

De acordo com o protocolo desenvolvido pela CNEC, alunos, professores e colaboradores estão sendo submetidos à medição de temperatura todos os dias. Pessoas com temperatura acima de 37,5º não podem entrar nos prédios onde as aulas foram retomadas. Além da aferição da temperatura, o protocolo exige a higienização das mãos e a desinfecção das solas dos sapatos antes da entrada nas salas de aula.

Ainda de acordo com o protocolo e obedecendo às recomendações do distanciamento social, as salas estão organizadas de modo que se respeite o limite de 1,5 metro entre as carteiras dos estudantes. As equipes de limpeza foram capacitadas a realizar as principais diretrizes de sanitização para garantir um ambiente seguro para todos. Reforçamos que alunos, professores e colaboradores devem utilizar máscaras durante o tempo de permanência na escola. As máscaras devem ser trocadas a cada 2 horas, e as utilizadas devem ser separadas das limpas. Cada uma deve ser guardada em um saco plástico.

O protocolo de volta às aulas da CNEC já foi repassado a todos os colaboradores e também está sendo amplamente divulgado em nossos sites e redes sociais para que estudantes e familiares também tenham acesso às diretrizes definidas. Contudo, as aulas seguem remotamente para os alunos que fazem parte do grupo de risco e para aqueles que não forem à escola por decisão dos responsáveis.

É importante lembrar que a retomada das aulas em nossas unidades está condicionada às recomendações de cada estado e município. Dessa forma, colégios e escolas que ainda não podem voltar às aulas presenciais continuarão com o ensino remoto pela plataforma do CNEC Home Learning.