08/02/2019

Por que estudar na CNEC?

As 94 escolas espalhadas pelo país oferecem educação continuada com base em valores humanitários

O primeiro dia de aula é um dos momentos mais marcantes da vida. Mochila nova, tênis colorido e um mundo a se descobrir. Escolher a escola certa é o principal desafio dos pais nessa etapa. Nas 94 instituições de educação básica da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) o acolhimento é o diferencial. A cultura do cuidado e o modelo de formação integral, com valores humanitários, colocam a rede à frente do mercado educacional do Brasil.

A proposta da CNEC é desenvolver um “espiral da aprendizagem”, que consiste em introduzir conceitos teóricos e práticos das áreas de Linguagem, Ciências da Natureza e Humana com abordagens diferenciadas a cada nível de formação – infantil, fundamental e médio. Com isso, os estudantes da Rede têm contato com um mesmo conteúdo em todas as fases da educação básica, reciclando o conhecimento e amadurecendo suas habilidades.

Em algumas instituições, o infantil inicia ainda no berçário. É o caso do Colégio CNEC de Brasília, onde as mamães podem deixar os bebês em um ambiente todo adaptado para os primeiros meses de vida. Têm salas de “soneca”, a hora do banho de sol e uma sala exclusiva para amamentação.

Com material didático próprio e ambientes virtuais, os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental aprendem, além das disciplinas comuns, a lidar com situações contextuais. Tornam-se protagonistas na busca de soluções para problemas do dia a dia, seguindo o princípio do “movimento maker” ou do “Faça Você Mesmo”. Do fundamental ao médio, o aprendente é o elemento principal para a construção de sua própria evolução.

Levando em conta esse propósito, algumas atividades são incluídas na grade curricular, a exemplo do curso livre de Robótica que possibilita ao estudante, a partir dos seis anos de idade, entrar no mundo da programação. O projeto estimula o trabalho em equipe, o raciocínio lógico e a criatividade.

Para o ensino médio, a proposta é dar segurança aos adolescentes na escolha de seu futuro cidadão e profissional, ou seja, de seu projeto de vida. Pelo menos 74% dos alunos do 1º ao 3º ano da CNEC desejam ter uma formação superior. O foco da aprendizagem nesse nível é nos exames de acesso às universidades, especialmente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Considerando a Base Nacional Curricular Comum, a CNEC oferece Formação Técnica e Profissional, na qual os estudantes têm uma ideia da carreira que pretendem seguir.

Quer saber mais sobre os segmentos da Rede CNEC? Continue navegando em nossos sites!