09/03/2021

Ensino Médio – Ensino e preparo que garantem a excelência!

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira visa a estratégias para que os alunos do Ensino Médio tenham o preparo necessário a todas as etapas de sua vida acadêmica

A educação de qualidade sempre foi um marco na trajetória do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira. Em sua história, ao longo de 66 anos de tradição no ensino uberabense, o Colégio aprova e forma centenas de estudantes anualmente no ensino médio. Somente no ano passado, foram 190 aprovações em vestibulares. Em 2021, aprimoramos ferramentas de educação, e novos projetos continuarão sendo referência de ensino na cidade e região.

Uma das estratégias utilizadas pela coordenação pedagógica do Zezão são os estudos orientados, que vão muito além de um ‘upgrade’ às aulas obrigatórias. Neste ano os alunos têm acesso a 12 aulas de estudos orientados semanais, em variadas disciplinas, para cada turma da terceira série, que ao final do ano alavanca o ensino em mais de 2 mil horas de estudo além do exigido pela legislação atual (2.400 horas) o que garante o preparo de nossos alunos e reflete nas aprovações nos vestibulares mais disputados do país. O Colégio já vem trabalhando, junto ao Departamento de Inteligência Educacional, as novas diretrizes do Novo Ensino Médio. Acesse aqui (https://cnec.lk/0kw9) para mais informações sobre a nova lei que deve ser adaptada por todas as instituições de ensino até 2022.

Esse grande preparo dos nossos alunos tem início nos anos finais do Ensino Fundamental, quando os estudantes são constantemente desafiados a alcançar seus potenciais individuais. Dessa forma, para que o processo seja completo, físico e psicologicamente, a equipe pedagógica planeja em segundo ponto estratégico, momentos de simulação de vestibulares e do Enem.

“O preparo vem sido moldado desde os anos finais do Ensino Fundamental II, em que vão sendo introduzidas várias atividades e introduções a simulados, para que a transição do 9º ano do Ensino Médio não seja um motivo de ansiedade e sim uma evolução.” ressalta o coordenador do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, Ricardo de Melo Borges.

Nesta etapa preparatória para os vestibulares os alunos do Ensino Médio passam por duas ou três etapas anualmente de avaliações simuladas, da qual os estudantes vêm ao Colégio e, de forma rigorosa e com o mesmo tempo e regras de avaliação (assim como é no Enem, por exemplo), realizaram as provas conforme as áreas do conhecimento ou utilizando a mesma forma estrutural dos processos seletivos. Dessa forma, os alunos estarão aptos e preparados para o dia da avaliação real.

Os estudantes sempre estão em constante aprendizado, educacional e psicológico, pensando nisso, toda a equipe Zezão se coloca sempre à total disposição dos alunos, não somente para esclarecimentos em disciplinas mas também no amparo emocional, como forma de liberar as tensões causadas pela ansiedade, principalmente nas terceiras séries, são realizados momentos de descontração com os alunos e os mesmos são constantemente aconselhados e instigados a participar das atividades esportivas e culturais propostas no Colégio, mesmo que de forma on-line.

Todo o ensino, presencial ou on-line, segue os mesmos critérios de desempenho e funcionalidade, garantindo assim uma educação de qualidade e igualitária, seja qual for a forma escolhida de aula ou avaliação.

Dentro de sala de aula, na educação presencial, quando for possível o retorno a este módulo, teremos número reduzido de alunos em cada turma, seguiremos protocolos sanitários e ofereceremos treinamento contínuo à equipe pedagógica. Na educação por meio do ensino on-line, dispomos todo o conteúdo programático das aulas e as atividades propostas em nossa plataforma de ensino, e os processos de ensino e avaliativo são revisados e atualizados constantemente, incentivando sempre a participação efetiva dos alunos.