05/03/2021

Ensino Fundamental II: um ciclo de descobertas

Na etapa de transição entre a infância e a adolescência, os alunos do Zezão têm um preparo que proporciona o aprofundamento e a ampliação de repertórios ao conhecimento didático.

O Ensino Fundamental II do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira é a etapa da educação básica que abarca do 6º ao 9º ano (antigamente, da 5ª a 8ª série), em que são aprofundados os conhecimentos introduzidos pelo Ensino Fundamental I e que se prepara o aluno para o Ensino Médio.

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido, esse ciclo leva os alunos a intensas mudanças e descobertas que surgem paralelas à transição da infância para a adolescência. Dessa forma, a coordenação pedagógica tem um preparo que proporciona, além de conhecimento didático, a sensibilidade emocional. Esse trabalho é feito de forma minuciosa para que os discentes não sintam o impacto de cobranças e de maiores responsabilidades e a pressão das etapas que ainda estão por vir.

“Ao longo do Ensino Fundamental - Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental - Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes. Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.” (BNCC, 2018, p.60)

Aos alunos do Ensino Fundamental II, são oferecidos de forma introdutória os estudos orientados, considerados um “upgrade” ao ensino já oferecido no Colégio, de maneira a desenvolver gradualmente o desempenho dos estudantes. Vale ressaltar que os estudos orientados não correspondem a um reforço para os alunos com dificuldades, mas, sim, a oportunidade de aumentar as possibilidades de conhecimento, garantindo a segurança e o início ao processo de ensino e aprendizagem que serão prorrogados e atribuídos ao ensino médio de forma ainda mais incisiva. Dessa forma, os alunos podem desenvolver conteúdos de forma interessante e interativa.

“Mesmo com todo planejamento pedagógico, precisamos trabalhar também com pensamento neste momento de pandemia em que vivemos. Então nossa prioridade é nos precaver e preservar a integridade dos nossos estudantes, por isso estamos analisando da melhor forma possível, possibilidades de realização dessas atividades extras com segurança. Exemplo disso são as aulas de Educação Física, que passaram a ter um foco alternativo entre teoria e prática, seguindo as orientações da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) estão sendo realizadas dentro de sala de aula e até mesmo com o auxílio de jogos eletrônicos.", ressalta o coordenador Ricardo de Melo Borges.

A partir do 9º ano, para o preparo no ensino e aprendizado, são introduzidos durante o ano letivo simulados de importantes avaliações, como Enem e vestibulares, assim como acompanhamentos e método couch para orientação pedagógica dos alunos quanto às avaliações, como por exemplo, auxiliar aos estudantes a organizarem horários de estudos, rotinas de desenvolvimento e direcionamento, de forma adaptada ao nível escolar, porém já preparatórias para a futura etapa do Ensino Médio.

Em suma, para o crescimento e desenvolvimento gradual do aluno, o Colégio Cenecista Dr. José Ferreira prepara seus estudantes para e em cada momento da vida acadêmica, garantindo a segurança emocional e o aprendizado a fim de que eles estejam em constante evolução com segurança, valorizando a educação na formação integral dos nossos alunos.