Notícias

16/09/2020

CNEC inicia série de encontros educacionais on-line em setembro

Webinars apresentarão um novo tema a cada mês

A partir deste mês, o Sistema de Ensino CNEC passa a oferecer uma série de webinars para professores, coordenadores e diretores da rede. Com o objetivo de aprofundar assuntos relacionados ao processo de aprendizagem, os encontros educacionais abordarão diversas temáticas previamente selecionadas e ministradas por especialistas de cada área.


O primeiro webinar está agendado para o dia 30 de setembro (quarta-feira), às 20h. O encontro será on-line, e os participantes terão a oportunidade de participar de uma conversa sobre a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), responsável pelo conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.


Para falar sobre a BNCC, convidamos a professora do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, Thayane Rocha. Thayane é graduada em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), graduada em Pedagogia pela Universidade de Franca (Unifran) e mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A professora já atuou na rede estadual de ensino de Uberaba e, atualmente, ministra aulas no Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio. Thayane também trabalha na elaboração de material didático e questões para o Sistema de Ensino CNEC e já coordenou a equipe de professores de História da instituição. Entre 2018 e 2019, integrou a equipe de professores autores da Revista Nova Escola, elaborando planos de aula alinhados à BNCC no projeto Time de Autores.


“No webinar CNEC Talks sobre a Base Nacional Comum Curricular, vamos abordar os principais tópicos de organização e objetivos da BNCC do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, analisar suas competências e discutir suas aplicações. Além disso, abordaremos minha participação como autora de planos de aula alinhados à BNCC pelo projeto Time de Autores da Revista Nova Escola. Vamos falar sobre a estrutura desses planos e sobre a possibilidade de usá-los em sala de aula”, destaca Thayane.


Todos os webinars estão programados para a última quarta-feira de cada mês. Em outubro, o encontro educacional abordará a inovação no ambiente virtual pós-pandemia. Em novembro, o tema em debate será a Teoria de Resposta ao Item (TRI).


Os encontros serão ao vivo, mas todos eles serão gravados e posteriormente postados no nosso canal do Youtube: http://www.youtube.com/c/SistemadeEnsinoCNEC