29/04/2021

Alfabetização: momento de descobertas

Estímulo a letra cursiva garante aprendizagem e melhor processo de compreensão da escrita às nossas crianças da Educação Infantil.

O primeiro contato da criança com as letras se dá nos primeiros anos da vida escolar durante a Educação Infantil, onde é iniciado o processo de alfabetização e descoberta das palavras. Esse processo de ensino e aprendizagem também aborda a escrita da letra cursiva, que será desenvolvida a partir do segundo período da Educação Infantil.

A ideia é que após realizarmos uma estimulação significativa, por meio da exploração corporal e dos sentidos, a criança consiga se relacionar com o que ela já tenha contato no dia a dia, formulando frases e aumentando o vocabulário para entender de fato o que ela vai passar para o papel. Dessa forma, tratamos como sendo o primeiro estímulo do corpo, o ato de escrever fisicamente em cursiva. Esse ato gera um aumento na compreensão e na participação do aluno em relação aos textos que lê e escreve.

Um exemplo disso é que no processo de aprendizagem durante as aulas, no colégio ou pelo módulo on-line, utilizamos materiais como potes, bolas, dentre outros objetos que fazem parte do cotidiano dos alunos e que eles conseguem explorar com maior facilidade. Com o passar do tempo, depois de ter explorado toda essa experiência de analisar e relacionar os objetos, os alunos conseguem por meio da letra traduzir isto para papel o que se torna uma forma de comunicação, que é a linguagem escrita.

Nos primeiros momentos, o processo de escrita se inicia através da letra bastão, que são símbolos separados em que a criança vai começar a identificar quantas letras precisa-se para se escrever uma palavra, dependendo, se é uma palavra mais longa, ela precisa de mais letras. O processo da letra cursiva exige um nível de compreensão maior, já que vai começar a explorar áreas do cérebro diferentes das áreas exploradas pela letra bastão.

Desse modo, a letra cursiva vai estimular áreas específicas do cérebro, que são responsáveis pela linguagem, memória de trabalho e pensamento. Isso acontece porque quando a criança começa a escrever a letra cursiva inicia-se também uma nova linha de pensamento.

“O fato de a letra cursiva ter detalhes como segmentação clara entre as palavras, uso de letras maiúsculas e minúsculas, delonga no movimento, por ter maiores detalhes em sua forma, assim é criada uma interação que ainda não é possível quando utilizada a letra bastão ou até mesmo quando usamos de recursos como digitar. Fazemos todo um processo lúdico, por meio de brincadeiras, trabalhando com vasilhas, areia, momentos de ludicidade e com muito estudo para que a criança chegue a esse nível de complexidade.” afirma a coordenadora da Educação Infantil, Joessiani Garcia.

O Colégio Cenecista Dr. José Ferreira disponibiliza à criança um estímulo diferenciado, por termos a consciência de que na era da tecnologia digital, muitas vezes ela tem utilizado tecnologias que não apresentam visualmente a letra cursiva. Por isso é de grande importância trabalhar a coordenação motora fina por meio da escrita da letra cursiva, o que nos garante a certeza que todos os outros aspectos necessários para a criança chegar nesse nível de maturação corporal já foi trabalhado, garantindo nosso compromisso com a excelência na educação e o melhor processo de ensino aprendizagem às nossas crianças.