27/03/2020

Colégios da rede CNEC iniciarão aulas remotas a partir do dia 1º, conforme liberação de cada estado

Em razão do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, os novos conteúdos serão ofertados pelos professores remotamente, no CNEC Digital

As aulas dos colégios que integram a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) serão retomadas a partir do dia 1º/4. Mas, em razão do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, que impede momentaneamente as atividades presenciais, os novos conteúdos da educação básica serão ofertados pelos professores remotamente, por meio da plataforma virtual CNEC Digital. Atenção: a disponibilização das aulas pela internet será liberada conforme as determinações de cada estado.

A gerente de Educação Básica da Instituição, professora Learice Barreto Alencar, esclarece que a nova dinâmica para ministrar aulas é chamada de CNEC Home Learning e foi adotada para evitar que as medidas de isolamento social causem eventuais atrasos no curso do ano letivo.

“Estamos vivendo um cenário diferente de tudo que conhecemos. E momentos assim exigem novas soluções e alternativas. Desse modo, as aulas remotas serão disponibilizadas para garantir que o calendário escolar seja mantido e realizado com o menor prejuízo possível e, sobretudo, para resguardar a saúde de nossos estudantes, professores, familiares e das equipes pedagógicas e administrativas que atuam nos colégios”, detalha Learice Alencar.

A gerente de Educação Básica explica que as aulas disponibilizadas pela internet são desenvolvidas pelos mesmos professores que já atendem os alunos nas aulas presenciais. “Nossos estudantes serão orientados por rotas de aprendizagem especificamente desenhadas para serem trabalhadas em casa e, assim como nas aulas presenciais, no ensino remoto os estudantes também contarão com apoio e assistência de seus professores”, acrescenta.

Além dos novos conteúdos e materiais ofertados pelos professores e toda assistência necessária para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, as aulas remotas do CNEC Home Learning também irão integrar o registro de presença, nota e participação dos alunos.

A oferta das aulas remotas vai abranger todos os segmentos da educação básica – que incluem a educação infantil (pré-escola), ensino fundamental, ensino médio e educação profissional – e também o curso livre do Programa Bilíngue.

Na avaliação de Learice Alencar, a adequação à nova realidade mundial vai oportunizar aprendizagens importantes para a vida dos estudantes. “Além de aproveitar o tempo em casa de uma maneira muito mais produtiva, os estudantes desenvolverão habilidades de adaptação à mudança, de concentração e de criatividade para aprenderem a lidar, ao seu modo, com os desafios que a vida proporciona, como a crise que vivemos hoje”, pontua.

CNEC Digital
A plataforma CNEC Digital pode ser acessada pelo aplicativo de celular, disponível gratuitamente para download no Google Play ou na App Store, ou pelo computador, no endereço https://digital.cneceduca.com.br.

Meu estado ainda não autorizou a aula remota. O que possa fazer?
Enquanto as aulas remotas não são autorizadas no seu estado, o seu filho pode acessar o CNEC Digital para complementar os estudos com materiais exclusivos, que incluem videoaulas, simulados e jogos educativos, para todas as séries da Educação Básica. A professora Learice acentua ainda que o ato de rever o que já foi estudado é uma preparação essencial para receber novos conteúdos, o que deverá ocorrer em breve.