13/07/2021

V-Lab - Ambiente Virtual de realidade aumentada da CNEC

O itinerário que eleva os patamares da educação cenecista é uma tecnologia de interface entre um usuário e um sistema operacional por meio de recursos gráficos 3D ou imagens 360º.

Com base nas diretrizes do Novo Ensino Médio e as reformulações implementadas pelo Sistema de Ensino CNEC, a rede lança mais um projeto que visa à elevação do nível de ensino e da capacitação dos alunos, ampliando a modernidade e a tecnologia no ambiente escolar.

Amplificando projetos e pesquisas educacionais em nossa rede, o V-Lab, ambiente virtual de realidade aumentada, tem a junção de duas tecnologias em uma única proposta: a realidade virtual e a realidade aumentada, que, apesar de terem similaridade nos nomes, possuem características distintas.

A realidade virtual leva o aluno para um ambiente criado por computador; a realidade aumentada, por sua vez, inclui projeções de conteúdos e informações complementares do mundo real. Juntas, as duas tecnologias formam uma inovadora interface entre usuário e sistema operacional por meio de recursos gráficos 3D ou até mesmo de imagens 360º, cujo objetivo é criar a sensação de presença em um ambiente virtual diferente do real. Assim, a interação é realizada em tempo real com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudam na ampliação do sentimento e sensibilidade do usuário no ambiente virtual.

Essa realidade imersiva garante ao aluno os sentidos reais em realizar experiências e amplifica o âmbito de propostas e projetos educacionais em diversas áreas do conhecimento, simulando experiências sensoriais com imagens 3D por meio dos óculos, que transportam o aluno para o ambiente virtual, isolando-o por instantes dos elementos do mundo físico, captando seus movimentos e transmitindo-os para o ambiente simulado.

A proposta, que será implementada inicialmente em uma das nossas unidades da rede, terá início em 2022 com os novos itinerários programados pela CNEC (acesse aqui e confira os itinerários formativos da CNEC). O ambiente foi organizado com equipamentos de última geração, ideias e propostas inovadoras visando ao ensino empreendedor, pesquisador e ao protagonismo estudantil.