28/10/2020

CNEC Cidadania 2020 desenvolve ações e atividades sobre “Saúde e bem-estar”

Projeto estimula a prática de medidas simples e efetivas que contribuem para a formação de um mundo melhor

Parte da proposta pedagógica da CNEC desde 2015, o CNEC Cidadania incentiva os alunos a criarem projetos de participação coletiva a fim de refletirem sobre a responsabilidade e o papel social de cada indivíduo.

Nesta edição, a rede se unirá ao movimento #VidaQueQueremos, que estimula a prática de medidas simples e efetivas que contribuem para a formação de um mundo mais igualitário, com cidadãos conscientes das questões sociais e ambientais.

O CNEC Cidadania de 2020 será inspirado no tema gerador “Saúde e bem-estar”. Dessa forma, as escolas CNEC promoverão ações e atividades remotas que contribuam com o tema apresentado, articulando-o com o cenário atual em que vivemos e os desafios para o futuro da saúde.

Sem sair de casa, os alunos têm o desafio de mobilizar toda a comunidade escolar a refletir sobre a responsabilidade e o papel social que cada indivíduo tem em assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Essa iniciativa é pautada nos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Esses objetivos interconectados abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo e fazem parte de um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

O CNEC Cidadania também tem como inspiração o fundador da CNEC, Felipe Tiago Gomes, que tinha grande comprometimento com as causas sociais e comunitárias.

Os principais objetivos do projeto são:

• favorecer o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas às diversas áreas do conhecimento inseridas na abordagem do tema sustentabilidade;

• possibilitar o envolvimento nas soluções para assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar;

• contribuir com solução dos problemas relacionados às demandas atuais das comunidades e da sociedade em geral e potencializar os valores institucionais da ética, da valorização do ser humano e da otimização de recursos.

As atividades já começaram a ser desenvolvidas, e a Coordenação de Educação Básica da da CNEC (CEDUC-EB) organizará uma comissão para avaliar os trabalhos realizados. As melhores ações e atividades desenvolvidas pelos alunos rede CNEC serão compartilhadas na Jornada Pedagógica 2021. Os trabalhos escolhidos receberão certificados de menção honrosa.

O registro de realização das ações e das atividades deve ser feito até o dia 30 de novembro, pelo formulário http://cnec.lk/0enu