Notícias

14/11/2019

Instituições que ofertam Programa Bilíngue e Educação Infantil receberão treinamento sobre novos materiais didáticos

Na capacitação, os colaboradores conhecerão todos os diferenciais dos novos materiais didáticos que serão adotados para esses dois segmentos de ensino, a partir do ano letivo de 2020

Os coordenadores pedagógicos e professores dos colégios da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) que oferecem educação infantil e o Programa Bilíngue passarão por um treinamento específico nos próximos dias. Na capacitação, os colaboradores conhecerão todos os diferenciais dos novos materiais didáticos que serão adotados para esses dois segmentos de ensino, a partir do ano letivo de 2020. 

O treinamento será iniciado com a equipe da educação infantil. Para isso, os professores e coordenadores pedagógicos serão organizados em três turmas. Durante os encontros, os docentes serão orientados e poderão explorar o novo conteúdo que atenderá as crianças de 2 a 5 anos, que estiverem matriculadas no maternal II e III e na pré-escola I e II, no próximo ano letivo. 

Em acordo com as diretrizes propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o material didático será disponibilizado em quatro cadernos chamados de portfólios, que integram a coleção “Toni Itinerários”. O nome faz referência ao mascote Toni, um simpático cavalinho que acompanhará as crianças nas rotas de aprendizagem.

A primeira turma receberá a capacitação no Colégio Cenecista Doutor José Ferreira, em Uberaba (MG), nos dias 2 e 3 de dezembro. Os colaboradores da segunda turma receberão o treinamento no Colégio Cenecista Marquês de Herval, no município de Osório (RS), entre os dias 9 e 10 de dezembro. O terceiro treinamento ocorrerá na Faculdade CNEC Ilha do Governador, no Rio de Janeiro (RJ), de 12 e 13 de dezembro.

Já a capacitação dos coordenadores pedagógicos e dos docentes que atuam com o Programa Bilíngue, ocorrerá nos dias 4 e 5 de dezembro, nas instalações do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira. Na oportunidade, os colaboradores serão apresentados à iniciativa StandFor Evolution, um projeto especializado na oferta da língua inglesa para estudantes da educação infantil ao ensino médio.

A preparação contará com representantes dos 20 colégios da CNEC que ofertam o programa e estão localizados nos municípios de Bento Gonçalves (RS); Brasília (DF); Campo Largo (PR); Estância Velha (RS); Gramado (RS); Gravataí (RS); Itajaí (SC); Itaúna (MG); João Pinheiro (MG); Joinville (SC); Nonoai (RS); Nova Mutum (MT); Nova Petrópolis (RS); Novo Hamburgo (RS); Osório (RS); Pirapora (MG); Rio Bonito (RJ); Santo Ângelo (RS); Uberaba (MG); e Unaí (MG).

Competências socioemocionais
Além dessas capacitações, a CNEC realizou também palestras sobre a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais ainda na educação básica. A iniciativa foi ministrada para pais e responsáveis de estudantes do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Carmo, de Unaí (MG); do Colégio Cenecista João Pinheiro, de João Pinheiro (MG); do Colégio Cenecista Presidente Kennedy, de Campo Largo (PR); e do Colégio CNEC de Brasília (DF).

As palestras serão ainda concedidas na Escola Cenecista Hilda Strenger Ribeiro, em Nova Mutum, no dia 18 de novembro, e no Colégio Cenecista Doutor José Ferreira, no dia 21 de novembro.

Cada vez mais valorizada e cobrada em nossa sociedade, a aprendizagem socioemocional prepara o aluno para lidar com suas emoções, se adaptar às mudanças e solucionar problemas com mais controle e preparo em suas atitudes.

As palestras são apresentadas por especialistas do programa "O Líder em Mim", uma iniciativa reconhecida internacionalmente que promove a liderança a partir da vivência de hábitos comuns às pessoas altamente eficazes.

Veja Também