27/08/2019

Escola Frederico completa 59 Anos

Hoje o dia está mais radiante, mais alegre, mais cheio de orgulho, mais amoroso.

ESCOLA FREDERICO MICHAELSEN 59 ANOS
Completamos hoje 59 anos de preparação de pessoas para a vida! Apontando caminhos e aprendendo junto com nossos alunos a verdadeira meta - SER FELIZ.
Temos certeza que nossa contribuição para a comunidade vai muito além do ensino, sempre caminhamos juntos em busca do bem comum que é o comprometimento com a sociedade.
.
A história começou quando...
Frederico Michaelsen veio para o Brasil. Frederico Michaelsen ou FRIEDERICH MICHAELSEN, nasceu em 19 de fevereiro de 1829, em Hamburgo, na Alemanha e faleceu em 21 de fevereiro de 1902, com 73 anos.
Atualmente está enterrado no Cemitério, ao lado da primeira Igreja do Município, no Parque Aldeia do Imigrante ao lado da primeira esposa.
Casou-se com Joana Philipine Mertins, natural de Campo Bom nasceu em 1854 e faleceu em 1911. Teve doze filhos: Pedro, Helena Klara, Theodor Karl, Guilherme, Jacob, Felipe, Frederico, Rudolfo, Henrique, João, Daniel e Theodoro.
Dos filhos adviram 68 netos. Os filhos de Frederico ainda ficaram em Nova Petrópolis, os netos, mais tarde se dispersaram. Veio ao Brasil, porque participava de movimentos revolucionários na Alemanha, então foi perseguido e após refugiou-se no Brasil, pois D. Pedro II chamou-o devido a sua elevada inteligência, para atuar como estrategista na guerra. Primeiramente viveu em Campo Bom, onde fundou uma escola com nove alunos.
Após viveu em São José do Hortêncio, Linha Nova, São Leopoldo, São Sebastião do Caí e Nova Petrópolis. A pessoa de Frederico Michaelsen tem sua importância para Nova Petrópolis, no fato de ter sido o primeiro professor de escola pública da cidade no início da colonização da região. Tanto que o município possui uma rua com o seu nome: Rua Frederico Michaelsen e um Colégio: Colégio Cenecista Frederico Michaelsen, criado em 1960, onde é considerado Patrono.
A escola em que dava as suas aulas era a Escola da Povoação Nova Petrópolis, fundada em 4 de maio de 1871, atual Colégio Estadual Padre Werner.
Suas aulas eram ministradas em alemão e em português. Foi o primeiro Michaelsen a vir para o Brasil, sendo que todos Michaelsen brasileiros são descendentes dele.
Ele era culto, e por este motivo, ofereceu-se para ser professor da região, sendo que já tinha trabalhado como tal na Alemanha, também trabalhou como marceneiro, pastor, realizando enterros. Os anos se passaram e em 1964, o Colégio se estabeleceu em outro prédio, onde antigamente funcionava o Hotel Quitandinha. O colégio funcionou neste prédio durante 21 anos.
Nos anos de 1984 e 1985, o novo prédio situado na Rua 28 de Fevereiro,100 foi construído. A inauguração do novo prédio foi em 1986.
#parabensfredy #vidaquequeremos #CNECparaavida #Cnecacreditanoser #estamosemfesta