19/03/2020

Confira dicas da CNEC para manter a rotina das crianças durante a quarentena

Com as atividades escolares suspensas para prevenir o contágio do novo coronavírus, conciliar a rotina de estudo das crianças em casa com a energia dos pequenos pode se tornar uma tarefa difícil. Situação que pode ser mais complicada se os pais estiverem no home office.

Por outro lado, esse período pode ser usado para reforçar os laços familiares, como explica a gerente de Educação Básica da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), professora Learice Barreto Alencar, que ressalta a relevância de incluir os filhos na conscientização e combate ao vírus.

"É fundamental que crianças e adolescentes entendam a importância desse momento e da participação que cada um deve ter na prevenção ao coronavírus, para proteger eles mesmos e também as outras pessoas. Em contrapartida, esse tempo em casa também nos permite fortalecer os laços e aproveitar o ambiente familiar com o resgate de ações simples, como as brincadeiras coletivas", esclarece.

Learice enfatiza ainda que o período de paralisação das aulas será breve, para não prejudicar o ano letivo. “O tempo de recesso será curto, pois o Ministério da Educação e as escolas, em breve, deverão iniciar atividades escolares domiciliares para não acarretar prejuízo ao ano letivo. E, quando isso ocorrer, a brincadeira em parte do dia dará lugar a obrigação dos estudos, como já fazíamos”, conclui.

Confira as dicas que a CNEC separou para ajudar você na organização da casa na quarentena!

- Preserve a rotina
Tente manter a rotina e preservar os horários para alimentação, banho, descanso e estudos. Continuar com a programação é importante para que as crianças entendam que não estão de férias, mas sim em um momento de recolhimento e proteção. Assim, se a criança está matriculada no turno matutino, por exemplo, priorize esse período para reforçar as atividades escolares.

Na CNEC, os alunos podem seguir com o aprendizado no app CNEC Digital e os pais podem aproveitar esse tempo para revisar com as crianças os conteúdos já vistos em sala de aula.

- Cantinho do estudo
Organize um espaço específico para os estudos, esse ambiente deve possuir todo o material que o pequeno precisa para realizar as atividades educativas. Também evite deixar no cantinho do estudo, coisas que desviem a atenção da criança, como brinquedos e objetos que façam muito barulho. Esse cuidado ajuda a criar um ambiente favorável para o aprendizado.

- Inclua os pequenos nas tarefas de casa
Além de ajudar os pequenos a entender que todos os moradores da casa devem ajudar nas tarefas diárias, essa atividade também se torna uma forma de entreter. Com muita criatividade, é possível criar várias atividades divertidas e funcionais. Você pode, por exemplo, fazer um "sapato" de fita adesiva nos pés das crianças para eles ajudarem a limpar o tapete da sala.

- Defina o melhor horário para brincar
Reserve um tempo para brincar com as crianças e divida as brincadeiras que exijam concentração das que priorizam a movimentação. Dê preferência às atividades que tenham o viés educativo e lúdico, isso também vale para os jogos e aplicativos de celulares.

Mesmo sem sair de casa, há alternativas divertidas para gastar energia. Veja mais alguns exemplos: brincar com animais feitos de pregadores de roupa; fazer teatro com sombras; ligar o som e fazer disputa de dança; brincar de quebra-cabeças; e até criar uma peça teatral - deixe a criança escolher um livro para leitura e, no fim do dia, peça para ela contar a história para a família com uma peça de teatro.

No caso dos bebês, a dica é fazer um cantinho de brinquedos próximo ao seu local de trabalho em casa.