Notícias

27/03/2020

Mensagem à comunidade CNEC

Juntos, famílias e escolas, venceremos esse desafio!

"Foi ajudando que eu descobri o pacto de geração espontânea que envolve a dádiva, o doador e o favorecido." 
Felipe Tiago Gomes – Fundador 

Prezados pais, responsáveis, professores (as), equipes técnico-pedagógicas e administrativas,
Queridos (as) alunos (as),

O que se compara ao cenário instalado com a pandemia da Covid-19 nestes dias? O que tenhamos vivido anteriormente, em menor grau de gravidade, não chegou a paralisar a escola por tanto tempo. São milhares de crianças e jovens experimentando um recesso forçado em todo o mundo, pois o cenário educacional é igual para todos - as escolas estão com aulas suspensas e instalações fechadas.

Com base no histórico dos países por onde a crise começou, possivelmente, teremos um período longo para reposição de aulas em 2020. Nessa linha, no Brasil, com a antecipação de recesso ou férias de julho, a previsão é que seguiremos sem pausas até o término do ano letivo. 

A Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira, prevê na seção III – do Ensino Fundamental, artigo 32, § 4º O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais

Porém, é preciso que os Conselhos de Educação estaduais autorizem o regime de aulas domiciliares, ou seja, à distância e com mediação de professores. A medida já vem sendo adotada em alguns estados brasileiros, como é o caso do RS, SC, ES, RJ, MT, DF e MG, até a data de hoje.

A CNEC, maior rede de Instituições Comunitárias do Brasil, está preparada para realizar esse atendimento especial, pois conta com corpo docente preparado para utilização das novas tecnologias e possui Sistema de Ensino próprio que contempla, além de material didático, uma plataforma de ensino à distância.

Com todos esses recursos, comprometida com o atendimento dos seus alunos e, sobretudo, com a garantia de que os mesmos não se distanciem da rotina de estudos, a CNEC lança o Projeto CNEC Home Learning que será implementado em todas as escolas, com vistas ao cumprimento dos 200 dias letivos e, no mínimo, 800 horas anuais, conforme legislação. 

O CNEC Home Learning oferecerá aos alunos:
a) ferramenta de autoria para elaboração dos roteiros de estudos;
b) espaço para postagem de atividades pelos alunos;
c) vídeo aulas ao vivo e já gravadas de diversas temáticas;
d) ambiente de aprendizagem por turma / professor / escola;
e) games do laboratório virtual NOAS para consolidar aprendizagem;
f) simulados online do banco de questões Alexandria para realização de lista de exercícios e provas;
g) chat e aulas online com o professor; e,
h) comunicação em tempo real com os alunos e pais, por meio de notificações. 

Nosso objetivo é levar aos alunos os processos de aprendizagem que teriam em sala de aula, no contexto da rotina normal, nas Instituições Educacionais. As atividades serão mediadas pelos professores, com registros de atividades e avaliações, com vistas a complementar o calendário letivo. 

As famílias receberão semanalmente um protocolo de atividades domiciliares por disciplina, sendo 2 (duas) atividades diárias (livro didático do Sistema Ensino CNEC, de acordo com a série do aluno) somado a algum outro recurso do CNEC Digital, 1 (uma) lista de exercícios mensal e 1 (uma) avaliação disponibilizada, conforme períodos estipulados e que equivalerá a avaliação trimestral.

É fato que a escola atuando sozinha não conseguirá alcançar os resultados pretendidos: a parceria da família é essencial. Assim, preparamos algumas orientações no intuito de que os senhores possam orientar e oferecer suporte aos filhos durante o período de estudos domiciliares, com vistas a maior produtividade e aprendizagem: 

1. Reserve e organize um espaço para as atividades domiciliares;
2. Prepare a família para respeitar o espaço e o momento de estudos;
3. Mantenha a rotina normal, arrume o aluno como se fosse para a escola e siga a rotina escolar, inclusive com intervalos;
4. Siga os horários das aulas integralmente e diariamente. Evite deixar atividades para o dia seguinte para não acumular;
5. Evite interferências de terceiros ou de algo que possa dispersar a atenção do estudante;
6. Se o seu filho for aluno do Ensino Médio ele já é capaz de conduzir sua rotina de estudo sozinho, mas não deixe de supervisionar e solicitar que preste contas das atividades do dia;
7. Se o seu filho for da Educação Infantil e Ensino Fundamental é importante que um adulto estude junto com ele, pois nesta idade é muito fácil se distrair com coisas simples; 
8. Entenda a importância do momento e influencie seu filho positivamente. Se você não enxergar seriedade nos estudos domiciliares seu filho também não verá. Evite, enquanto estuda com seu filho, coisas que possam distraí-lo, como: música, televisão, internet, telefone, redes sociais. Esteja inteiramente com seu filho;
9. Acompanhe o cronograma de atividades domiciliares enviado pela escola e preste atenção aos períodos de avaliações;
10. Mantenha contato com a escola por meio da Plataforma CNEC Digital, caso haja necessidade, não deixe que o seu filho passe dificuldade;
11. Seja positivo, motive seu filho e trace metas. Também comemorem juntos as conquistas da família nos estudos domiciliares;
12. Tenha paciência! Afinal trata-se de um período, tomara curto, mas que se escola e família não se unirem, haverá prejuízo pedagógico para os alunos. 

O CNEC Home Learning permite uma nova dinâmica de estudos para a Educação Básica que atende, com excelência, a necessidade de garantir o cumprimento do ano letivo em curso, nesse contexto de crise e, especialmente, o objetivo de impulsionar o processo de aprendizagem de nossos alunos.

O CNEC Home Learning será implantado em todas as Escolas da CNEC, observando o cumprimento dos períodos de recesso ou férias definidos pelos Decretos Estaduais ou Municipais, e as disposições das CCT´s, com relação a recesso ou férias.

No retorno, os professores e equipes técnico-pedagógicas retomarão suas atividades, trabalhando em regime de teletrabalho, sempre observando as orientações das autoridades competentes para a contenção da Covid-19.

A CNEC representada em todas as comunidades escolares pelo Brasil, reafirma sua Missão de “desenvolver conhecimento para a vida” e, mais do que nunca, o compromisso de “formar vencedores”.

Juntos, famílias e escolas, venceremos esse desafio! 

JUNTOS SOMOS CNEC!

Brasília/DF, 26 de março de 2020 
DIRETORIA GERAL DA CNEC

Veja Também