05/10/2020

CNEC lança nova ferramenta de correção digital de redações

Iniciativa oferecerá um curso de formação de corretores pelo programa CNEC em Rota

Pensando em formas de inovar e até mesmo facilitar o aprendizado a distância, o Sistema de Ensino CNEC lança, nesta segunda-feira (5), uma ferramenta que possibilita a correção digital de redações. O novo recurso permite que os professores corrijam os materiais enviados pelos alunos utilizando como base as cinco competências exigidas e avaliadas em produções textuais do Exame Nacional do Ensino Médio.

A ferramenta está disponível na plataforma CNEC Digital. Ao realizar a atividade, o aluno pode utilizar o template disponibilizado pelo Sistema de Ensino e, para enviar a redação, basta tirar uma foto do material e carregá-la no portal.

O grande diferencial da nova ferramenta é que, além de avaliar a escrita e distribuir os pontos correspondentes a cada competência exigida pelo Enem, o corretor também pode realizar anotações na redação. Assim, o professor consegue registrar comentários ao longo do texto, e os estudantes podem acessá-los com apenas um clique. Outro destaque da ferramenta é a possibilidade de anexar links de materiais didáticos que ajudem o aluno a aperfeiçoar competências necessárias.

Abaixo, é possível observar um exemplo do que o estudante vê quando recebe a correção:

Para aproveitar todos os recursos oferecidos pela ferramenta, a CNEC preparou um curso de correção de redações para os professores da rede. O curso “Formação de Corretores no App de Redação CNEC Digital” faz parte do CNEC em Rota, o Programa de Valorização e Formação Docente, que contempla aspectos pedagógicos e específicos das diversas áreas do conhecimento. Nesta etapa, o objetivo principal é capacitar o professor para avaliar as redações dos seus alunos conforme os critérios de correção que o ENEM utiliza.

O curso já está disponível no portal de Educação Corporativa da CNEC (https://educacaocorporativa.cneceduca.com.br/), que oferece cursos de capacitação profissional aos professores da rede.

Durante o Curso, a professora de Redação Carla Lopes, que também é revisora de textos do Sistema de Ensino CNEC, faz uma apresentação geral sobre a nova ferramenta e uma análise das cinco competências avaliadas na redação dissertativa-argumentativa do Enem.

“A pandemia urgiu, mais do que nunca, que os professores encontrassem formas de realizar suas atividades de forma remota, fazendo uso das tecnologias, sem, contudo, perderem a qualidade do seu trabalho. Assim, foi muito satisfatório integrar a equipe de desenvolvimento do aplicativo de Correção de Redação, pois, como educadora, acredito que seja fundamental a inserção dos professores no universo digital, utilizando os infindáveis recursos a que têm acesso e promovendo uma educação atual, completa e transformadora”, relata a professora.

O acesso ao curso já está liberado para todos os professores da rede. Caso o acesso esteja indisponível, o professor pode entrar em contato pelo e-mail educacao.corporativa@cnec.br ou pelos canais oficiais de atendimento do Sistema de Ensino CNEC.