28/05/2021

CNEC lança concurso de desenho em comemoração aos 100 anos de Felipe Tiago Gomes

O tema norteador será “A educação que inspira gerações”

A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) divulgou o edital para o Concurso CNEC de Desenho de 2021. Neste ano, o evento homenageará o centenário do professor Felipe Tiago Gomes.

A criação de milhares de escolas pelo país, por meio do desejo de levar o conhecimento para aqueles que não possuíam condições de tê-lo em uma época em que a formação básica ainda era considerada um privilégio para poucos, transformou o fundador da nossa instituição em uma figura notável no meio educacional. Mesmo após sete décadas, o professor Felipe Tiago Gomes continua sendo lembrado por seus feitos em favor da educação, por isso, o tema que norteará o concurso será “A educação que inspira gerações”.

O concurso é direcionado a todos os alunos do 1º período da Educação Infantil a 3ª série do Ensino Médio devidamente matriculados nas Instituições de Educação Básica da CNEC no ano de 2021.

Os alunos participantes serão organizados nas categorias infantil e "teen" e, dentro delas, todos serão distribuídos em níveis de acordo com o grau de escolaridade.

O principal objetivo do concurso é desenvolver a criatividade, a originalidade e a expressão artística dos alunos. Além disso, destacar as atividades pedagógicas e culturais apoiadas pela CNEC, contribuindo para o aprimoramento da educação no Brasil.

Para participar, os discentes poderão desenhar lugares/espaços escolares, professores e atividades que os inspiram e proporcionam o desenvolvimento integral de crianças e jovens.

A primeira etapa do concurso será realizada nas Instituições de Educação Básica da CNEC e os professores serão responsáveis por promover as atividades juntamente com os alunos conforme o tema proposto.

Os desenhos deverão ser produzidos em papel sulfite, no formato A4, com folha na orientação do tipo paisagem, seguindo o modelo enviado por e-mail e disponível na CNEC Intranet. Os alunos deverão escanear o desenho e postá-lo na plataforma CNEC Digital, no post de atividades criado pelo coordenador pedagógico. Na postagem, o aluno deverá colocar seu nome completo, série/ano e o nome da unidade cenecista em que está matriculado.

Para a segunda etapa, os desenhos selecionados localmente deverão ser postados, dentro do prazo estipulado, pelos professores no post de atividade criado pela CNEC. Os materiais serão avaliados pela equipe do Sistema de Ensino e o grupo selecionará os dez melhores desenhos de cada categoria, considerando os critérios de adequação ao tema, criatividade e variabilidade.

Todos os alunos participantes da segunda etapa receberão certificado de participação no Concurso CNEC de Desenho. Além disso, todos os desenhos classificados na segunda etapa farão parte de uma publicação digital que estará disponível na plataforma CNEC Digital.

Confira o cronograma do concurso:

16 de agosto: Data limite para entrega dos desenhos (etapa local)
8 de setembro: Resultado da etapa final
10 de setembro: Data limite de envio do e-mail com os desenhos selecionados para felipe100anos@cnec.br, com o seguinte assunto no e-mail: Concurso de Desenho – (identificar nível)
10 de outubro: Divulgação dos resultados e lançamento do portal com os melhores desenhos.

As informações completas sobre o concurso podem ser consultadas no edital. Clique aqui