28/05/2021

CNEC divulga edital do concurso de redação em homenagem ao centenário de Felipe Tiago Gomes

Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio podem participar

Além do Concurso de Desenho já divulgado, a CNEC também vai promover um Concurso de Redação em homenagem aos 100 anos de Felipe Tiago Gomes. O evento será direcionado aos alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1º à 3º série do Ensino Médio.

Inspirados na história do professor Felipe Tiago Gomes, o tema norteador para o concurso de redação será “Caminhos para a consolidação de um sonho”. Os participantes serão organizados em quatro níveis, de acordo com o grau de escolaridade, e cada nível trabalhará com um gênero textual específico.

Os estudantes do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental escreverão poemas enquanto os do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental produzirão uma crônica. Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1º e 2ª séries do Ensino Médio escreverão um artigo de opinião. Os estudantes da 3º série do Ensino Médio farão uma dissertação-argumentativa.

O objetivo principal do concurso é desenvolver o pensamento, a pesquisa, a criatividade, a originalidade, o raciocínio e a expressão linguística dos alunos, além de promover a divulgação da prática de produção de gêneros textuais diversos.

A primeira etapa será realizada nas Instituições de Educação Básica da CNEC de todo o país. Os professores de Língua Portuguesa serão responsáveis pela implantação da atividade com seus alunos por meio da ferramenta de redação da CNEC, conforme o tema proposto em cada nível.
Os professores de cada unidade deverão corrigir as produções textuais e selecionar dois trabalhos por nível a serem postados na plataforma CNEC Digital. Para enviar a redação, é necessário tirar uma foto do material, com qualidade que permita a leitura do texto, e carregá-la no portal, no post “Concurso de Redação”, criado pelo Sistema de Ensino CNEC.

Os trabalhos selecionados deverão ser postados pelo aplicativo de redação, da CNEC Digital, até o dia 27 de agosto.

Na segunda etapa, as redações selecionadas e postadas, dentro do prazo estipulado, serão avaliadas pela comissão organizadora do concurso. Serão avaliados os critérios de atendimento ao tema, ao gênero, ao número de linhas, à norma culta, à coesão e à coerência. Os avaliadores também vão considerar a autoria e a expressividade dos textos, com base no uso produtivo do repertório sociocultural.

Os três primeiros colocados de cada nível receberão certificado de premiação e uma medalha comemorativa. Os responsáveis pelas produções textuais que ficarem do 4º ao 10º lugar receberão o certificado de participação e todos os classificados para a segunda etapa receberão certificado de participação.

As 100 primeiras redações classificadas farão parte de um e-book digital, que estará disponível na plataforma da CNEC Digital.

Confira o cronograma do concurso:

27 de agosto: Entrega das redações (etapa local)
1º de outubro: Resultado da etapa local
3 de outubro: Data limite para envio do e-mail com as produções selecionadas
23 de novembro: Divulgação dos resultados e lançamento do portal com as redações

Clique aqui e confira o edital na íntegra.